Redação do Enem não será zerada por desrespeito os direitos humanos

Redação do Enem não será zerada por desrespeito os direitos humanos. No ano passado, centenas de candidatos tiveram sua redação zerada por frases julgadas como violação dos direitos humanos. São esses alguns exemplos:

A única maneira de punir o intolerante, é obrigar ele frequentar a igreja do ofendido para ele aprender respeitar a igreja do outro;
Podemos combater a intolerância religiosa acabando com as religiões e implantando uma doutrina única;
Que cada agressão cometida, o agressor recebesse a mesma agressão, tanto física como mental
Para combater a intolerância religiosa, o estado deveria proibir a liberdade de expressão.

Redação do Enem não será zerada por desrespeito os direitos humanos
Redação do Enem não será zerada por desrespeito os direitos humanos

Pois bem, temas assim vem dando o que falar. Mas dentro do contexto governamental que vivemos, falar ou emitir posicionamentos, ainda que contrários, não é crime. Exatamente nesse fim que a Justiça Federal suspendeu o item do edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que prevê nota zero para quem desrespeitar os direitos humanos na redação.

Redação do Enem não será zerada por desrespeito os direitos humanos

O pedido foi atendido quando realizado como ação civil pública movida pela Associação Escola Sem Partido. No pedido em tramitação no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), a Associação Escola Sem Partido sustenta que a regra não apresenta critério objetivo e tem “caráter de policiamento ideológico”.

Para eles: “Ninguém é obrigado a dizer o que não pensa para entrar na universidade. Dessa forma o conteúdo ideológico do desenvolvimento do tema da redação é, ou deveria ser, um dos elementos de correção da prova discursiva, e não fundamento sumário para sua desconsideração, com atribuição de nota zero ao texto produzido, sem avaliação alguma em relação ao conteúdo intelectual desenvolvido pelo redator.”

A prova de redacção será aplicada no dia 05 de novembro do corrente ano de 2017. Aqui nesse link você fica por dentro de como obter uma excelente nota em sua redação. Ainda em tempo, vale considerar que é possível omitir uma opinião contrária, política, polemica e desafiadora sem desrespeitar os contrários. Para isso que Deus nos agraciou com um idioma que tem quase 300.000 palavras. Tenho certeza de que, com inteligência, você pode expressar sua opinião contraria, sem ridicularizar. Boa Sorte!

PARA MAIORES INFORMAÇÕES

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *