Vacinação Contra Hepatite B em São Paulo 2012

A hepatite B é vírus que ataca o hepatócitos do fígado causando infecção. Ele multiplica-se no núcleo da célula infectada, utilizando as enzimas de replicação de DNA da própria célula humana. A sua replicação invulgar consiste na formação de mRNA a partir do genoma de DNA, que são usados na síntese das proteínas virais, e RNA especial que depois é convertido em DNA pela enzima transcriptase reversa, uma enzima que será mais característica dos retrovirus.

vacina hepatite b1 Vacinação Contra Hepatite B em São Paulo 2012

Com o objetivo de erradicar a doença o governo do estado de São Paulo anunciou nesse começo de 2012 a campanha de vacinação contra hepatite B. No corrente ano, a secretaria tem saúde tem por objetivo alcançar logo de inicio um número maior de pessoas para que possam ser imunizadas pela vacina, para diminuir os casos de hepatite B.

A vacina vai está disponível para pessoas até os 29 anos, no ano passado a idade para quem queria tomar a vacina era até aos 24 anos. A Secretaria de Saúde está com atenção voltada para os jovens de 15 aos 19 anos, tendo em vista que jovens nessa faixa etária muitos ainda não foram imunizados e estão correndo o risco de contrair a doença.

A Hepatite pode ser transmitida através da relação sexual sem se proteger, compartilhamento de objetos contaminados, utensílios para uso de drogas, acidentes com exposição de materiais biológicos e procedimentos cirúrgicos, odontológicos e de hemodiálise, deve ser bastante cuidado principalmente os profissionais de saúde.

As vacinas estarão disponíveis nos postos de saúde do estado de São Paulo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Como eu falei anteriormente poderão receber a vacina pessoas de até 29 anos, além de gestantes, profissionais do sexo, usuários de drogas injetáveis, manicures, podólogos, profissionais de saúde, caminhoneiros, bombeiros, policiais, doadores de sangue e coletores de lixo domiciliar e hospitalar.