Turma da Mônica Jovem – Recordações 51

Quem não se lembra da Turma da Mônica?! Pois bem! Quem hoje vê a Turma da Mônica Jovem não sabe que esta história bem mais antiga do que se conhece. A revistinha da Turma da Mônica foi sucesso de Avós, pais, filhos e agora netos. Seu sucesso percorre o País desde 1959, até ganhar o mundo a partir da década de 80.

Nesse tempo, seu fundador, Maurício de Sousa, lançou o projeto quando os personagens principais eram Bidu (o cãozinho azul) e Franginha (personagem inspirado no sobrinho de Maurício de Sousa). Franginha, garoto apaixonado pelos estudos sofre para dar banho em Bidu que vive fugindo. Marina, sua enamorada, vive impressionada com coisas novas e impressionantes. Tinha também amigos, tais como Titi, Jeremias, Manezinho, Humberto.

Hoje com mais de 50 anos de história, temos a chance de rever as personagens num futuro até então não imaginado, mas que já é realidade desde 2012. O nome da nova Edição é Recordações e já disponibilizada para venda a partir deste março/2021 e traz Cascão, Maria Cascuda e seu Filhinho.

A nova edição da Turma da Mônica Jovem com edição de número 51 da série 2, traz Cascão e Maria Cascuda cuidando do filho, a fotocópia do pai. A nova personagem vem com o mesmo corte de cabelo e bochechas sujas como anteriormente vimos no Cascão.

Turma da Mônica Jovem
Turma da Mônica Jovem, 51

A narrativa traz outra história no futuro da Turma, que já se passa após o casamento de Mônica e Cebola. As edições novas da Turma da Jovem, mostra como Mônica, Cebola, Cascão e Magali estão com dificuldades para lidar com problemas pessoais que deveriam estar superados.

Bibu, o primeiro personagem da Turma da Mônica no século passado, 1969.
Bidu, primeira Revista – Almanaque do Bidu – Abril

Mônica é insegura, Cebola mente sem controle, Cascão não consegue sair de casa e Magali volta a comer como quando era criança. A mensagem foca em questões bem atuais, como, por exemplo, as personagens estarem fazendo terapia on-line, e como de prache, as coisas não mudam, ou melhoram.

Turma da Mônica Jovem. Personagens do Futuro da Turma da Mônica
Turma da Mônica Jovem

A Edição 51, que apresenta o Filho do Cascão, Maria Cascuda parece mais feliz do que nunca, Cascão tem suas bochechas marcadas pela sujeira, como de costume, mas ao que parece, Cascuda não se importa, doutra sorte o filho seria limpinho (rsss). A Verdade mesmo é que não sabemos ao certo se esses novos personagens ganharam audiência que tinham seus pais frente as novas gerações, nós esperamos que sim.

História da Turma da Mônica

Esses personagens de sucesso preconizaram os demais: Mônica, Cebolinha, Cascão, Chico Bento ou Magali, presentes a partir de 1960. Foi já na década de 70 que Maurício ganhou novamente uma revista para suas criações. Com o nome “Mônica e Sua Turma”, até então as personagens, sucesso em tiras de jornais, ganham sua revista própria publicada pela Editora Abril.

Em 1973 veio o segundo título, Cebolinha; depois veio o lançamento de um personagem baseado no Pele, O Pelezinho, lançado em 1977. A turma da Mônica já possui gibis e outros produtos licenciados em 40 países e com 14 idiomas. Veja que o sucesso fora do Brasil é uma realidade desde os anos 1980.

Quando surgiu os Quadrinhos da Turma da Mônica?

Os quadrinhos começaram no ano de 1959 com já com os seus primeiros personagens exibidos em tiras de jornais.

Qual o nome do primeiro personagem da Turma da Mônica?

Bidu e Franjinha. Os dois foram baseados na própria infância de Maurício, criador da Turma da Mônica. Bidu é inspirado no seu cãozinho de estimação, o Cuíca.

Quais personagens da Turma da Mônica fizeram sucesso nos Jornais?

Foram, na verdade, muitos. Os que mais se destacavam eram Piteco, Astronauta, Horácio, Penadinho, Zezinho e Hiroshi.

Quando os Quadrinhos passaram a ser Revista da Turma da Mônica?

Foi em 1970 que a editora Abril deu oportunidade para que Maurício construísse sua história. Na época o título era “Mônica e Sua Turma”.

Quais eram as revistas concorrentes da Turma da Mônica?

A Turma da Mônica competia com quadrinhos estrangeiros tipo: Pato Donald, Zé Carioca e Luluzinha.

Títulos Turma da Mônica em outros Países e outros Títulos

EXTERIOR: Monica’s Gang ou Monica and Friends em países de língua inglesa, Fratz & Freunde na Alemanha, La Banda di Monica na Itália, Monika dan kawan kawan na Indonésia, Mónica y su Pandilla ou Mónica y sus Amigos nos países de língua espanhola, entre outros.

1569400594 1GG Turma da Mônica Jovem - Recordações 51

Revista Turma da Mônica em Outro País (Inglês)

BRASIL: Turma do Chico Bento, Turma do Bidu, Turma do Horácio, Turma do Penadinho, Turma da Tina, Turma do Piteco, Turma da Mata, Turma do Papa-Capim, Turma do Astronauta e Turma do Ronaldinho Gaúcho.

Turma da Mônica Jovem - Recordações 51
Quadrinhos da Mônicas em Espanhol

NOTA MELHOR DETALHADA ACIMA. Recordações, a edição de número 51 da série 2 de Turma da Mônica Jovem, mais uma vez se passa no futuro e traz Cascão e Maria Cascuda cuidando do filhinho que é bem-parecido com o pai, inclusive com o mesmo corte de cabelo e bochechas sujinhas.

177242 520x520 1 Turma da Mônica Jovem - Recordações 51
Revista Mônica na Alemanha – Revista em Quadrinhos

Fotos Antigas da Revista em Quadrinho da Turma da Mônica

DutEPbXXcAInmrK Turma da Mônica Jovem - Recordações 51
Revista Turma da Mônica década de 80
1ebabbd4a42588422d323d7a822c9382 Turma da Mônica Jovem - Recordações 51
Revista da Mônica Antiga – Chico Bento – Década de 70
images Turma da Mônica Jovem - Recordações 51
Pelezinho, Chico Bento, Revista de Quadrinhos Antiga Turma da Mônica – Década de 70


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.