Tuberculose, Sintomas, Tratamento e Prevenção

A tuberculose há muito tempo atrás era chamada de peste cinzenta, tísica pulmonar ou doença do peito, se trata de uma doença infecciosa que é causada pelo Mycobacterium Tuberculosis que é também conhecido como bacilo de koch. Embora a tuberculose seja uma doença antiga ela faz parte dos dias atuais e atinge várias pessoas.

Tuberculose Tuberculose, Sintomas, Tratamento e Prevenção

Sintomas

Entre os sintomas mais comuns da tuberculose estão à tosse com secreção, febre na parte da tarde, suor à noite, falta de apetite, perda de peso, cansaço fácil e dores musculares. Em casos mais graves há dificuldade respiratória, eliminação de sangue e acúmulo de pus na pleura pulmonar, a tuberculose não é brincadeira deve ser tratada e levada a sério.

Tratamento

Após se ter conhecimento dos sintomas o diagnóstico é dado através de radiografia o tórax, exames laboratoriais das secreções pulmonares e escarro do individuo. Quanto ao tratamento o mesmo é feito à base de antibióticos, com duração de seis meses. O tratamento deve ser seguido de maneira correta em interrupção.

São visíveis durante o tratamento vários efeitos colaterais como: vômitos, enjôos, indisposição e mal estar de maneiras geral. A medicação para o tratamento é distribuída gratuitamente pelo sistema de saúde através dos postos municipais de atendimento.

Prevenção

A prevenção é feita com a vacina BCG que da entre 50% a 80% de resistência à doença. A BCG deve ser administrada a todos os recém-nascidos. Essa é a maior forma de evitar sua contaminação pela tuberculose. Não deixe seu filho sem vacina, cuide da saúde de sua família.