Tratamento Medicamentoso Da Asma Em Crianças

A asma infantil é doença prevalente, alcançando 4% a 10% nos Cortiscóides em baixas doses por inalação (beclometasona) últimos 25 anos.

Inúmeras são as alternativas para tratamento medicamentoso de asma em crianças, com ênfase em agentes usados por via respiratória. Diferenciam-se as opções em tratamento de crises e de manutenção ou profilaxia de novas crises.

As escolhas mais adequadas orientam-se pela gradação sintomática e evolutiva da asma (intermitente, persistente leve, moderada e grave, asma aguda).

Dentre as duas principais categorias de antiasmáticos de uso corrente (broncodilatadores e anti nflamatórios), buscam-se as evidências para selecionar representantes quanto a eficácia e segurança. Este último aspecto é crucial em crianças submetidas a uso crônico de alguns desses fármacos.

Tratamento sintomático de asma leve intermitente desencadeada por vários fatores e intervalada por períodos Benefício Agonistas beta-2 adrenérgicos de ação intermediária (sal-assintomáticos. Asmas moderada e grave são persistentes, com  definido butamol) por inalação (uso por demanda) aumentada freqüência de episódios de broncoespasmo.

  • Lenita Wannmacher é professora de Farmacologia Clínica, aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atualmente da Universidade de Passo Fundo, RS.
  • Atua como consultora do Núcleo de Assistência Farmacêutica da ENSP/FIOCRUZ para a questão de seleção e uso racional de medicamentos.
  • É membro do Comitê de Especialistas em Seleção e Uso de Medicamentos Essenciais da OMS, Genebra, para o período 2005-2009. É autora de quatro livros de Farmacologia Clínica

One thought on “Tratamento Medicamentoso Da Asma Em Crianças

  1. A asma apareceu em minha vida há 6 anos, quando tinha trinta e nove anos e desde então ja fiz 4 cirurgias no nariz de polipose nasal e rinossinusite crônica pra ver se melhorava minha respiração e não tive exito em nada, uso broncodilatadores de uma a três vezes por dia, até que vi uma reportagem sobre a medicina ortomolecular para asmáticos.Gostaria de ter mais informações e como faço pra fazer este tratamento.Aguardo retorno.Grato.Rômulo

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *