Sinusite, Sintomas, Causas e Tratamento

A Sinusite é uma inflamação das vias respiratórias causada por vírus, bactéria ou fungo, pode estar associada a uma alergia ou a inalação de poluentes. A Sinusite é freqüente em regiões com variação climática e acomete de 1 e 15% das crianças e 1 a 40% dos Adolescentes e tem forte ligação com outras infecções como rinite, asma, bronquite, amigdalite e faringite.

Sinusite Sinusite, Sintomas, Causas e Tratamento

Table of Contents

Sintomas

Dor de Cabeça Forte
Espirros
Febre
Inflamação
Obstrução Nasal

Causas

Em geral, a sinusite é causada por gripe comum, alérgica, desvio do septo nasal e condições climáticas aversivas, A infecção pode acometer diretamente a mucosa de várias cavidades paranasais simultaneamente. Em biópsias de casos cirúrgicos geralmente identificam vários agentes infecciosos presentes simultaneamente em mais de uma via respiratória. Em alguns raros casos a origem de sinusite maxilar pode ser uma infecção nos dentes.

Tratamento

O tratamento é feito com o uso de antialérgicos, corticóides, lavagens nasais, inalações e cirurgias, durante tratamento deve ser evitado o uso do álcool, pois pode agravar cerca de 40% de aumento das secreções retidas na face. A sinusite e a obstrução nasal não têm cura, o ideal que seja feito o tratamento correto para que possa ser alçando resultados satisfatórios. A Sinusite pode ser diagnosticada através Raio X de seios da face, ou seios paranasais sendo que uma tomografia computadorizada de seios perinasais a identificação é melhor.