Saiba o Que é Transtorno Obsessivo Compulsivo

Conhecido também como TOC, o Transtorno Obsessivo Compulsivo é um transtorno de ansiedade que tem como caracterizado por pensamentos obsessivos e compulsivos onde o individuo desenvolve comportamentos estranhos para a sociedade ou para a própria pessoa com idéias exageradas e irracionais como de saúde, higiene, simetria, perfeição e diversas manias difícil de controlar.

TOC Saiba o Que é Transtorno Obsessivo Compulsivo

O transtorno obsessivo compulsivo e tido como o quarto diagnóstico psiquiátrico mais freqüente na população. De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde, até o ano de 2020 o transtorno obsessivo compulsivo estará entre as dez causas mais importante de comprometimento por doença. Além da interferência nas atividades, os sintomas obsessivo-compulsivos (SOC) causa incômodo e angústia aos pacientes e seus familiares.

Apesar de a doença ter sido relatada há mais de um século, além de vários estudos publicados a doença ainda é considerada um mistério. Questões relacionadas ao transtorno obsessivo compulsivo em relação à descoberta de possíveis fatores etiológicos, diversidade de sintomas e como os paciente respondem as tratamentos continua sendo um grande desafio para a ciência.

O tratamento deve ser individual de acordo com as características e da gravidade dos sintomas que o paciente apresenta. No tratamento é utilizada a psicoterapia de orientação dinâmica ou cognitivo-comportamental associada com o tratamento farmacológico às vezes, em doses bem elevadas no tratamento da depressão.