Saiba o Que é Síndrome de Kawasaki e Como Tratar

No mundo em que vivemos muitas pessoas são acometidas por doenças que às vezes nem se tem conhecimento de que doença se trata por não ser não tão popular. Um exemplo de doença que talvez não seja tão conhecida e a Síndrome de Kawasaki que acomete na maioria das vezes crianças abaixo dos 5 anos de idade.

sindrome doenca kawasaki tratamento sintomas Saiba o Que é Síndrome de Kawasaki e Como Tratar

Sobre a Síndrome de Kawasaki

A Síndrome de Kawasaki conhecida como doença de Kawasaki é uma vasculite que pode provocar aneurismas principalmente das artérias coronárias. Essa enfermidade envolve a boca, a pele e nódulos linfáticos. A causa da doença é desconhecida, mas seus sintomas forem reconhecidos logo as crianças com a doença podem se recuperar completamente em poucos dias.


Caso não haja o tratamento da doença a criança pode ser submetida a sérias complicações que podem envolver o coração. A doença foi descrita pela primeira vez pelo pediatra japonês Tomisaku Kawasaki, em 1967. O mesmo presenciou crianças com vermelhidão na boca e garganta, febre, manchas na pele, inchaço nos gânglios, mãos e pés.

Caso de Famosos

Dentre os casos da presença da doença em famosos posso citar o filho de John Travolta, de 16 anos, Jett que era portador da síndrome e veio a falecer em 2009 ao ter um ataque no banheiro do hotel Old Bahama Bay e bater e cabeça. Outro caso é o do filho do Backstreet Boy Brian Littrell, o Baylee Littrel que sofre desta doença.

Tratamento

O tratamento é feito a base de altas doses de imunoglobulina via endovenosa e aspirina pela via oral. Quando a febre desaparece, é administrado baixas doses de aspirina, durante alguns meses para evitar o aparecimento de coagulo e proteger o paciente contra lesão coronariana. Deve se ficar com os sintomas dessa síndrome para que possa ser tratada com rapidez.