Rifrigerantes Diet, Light e Zero, fazem mal ou bem a saúde?

Primeiramente os fabricantes realizam um tratamento próprio e rigoroso da água a ser utilizada no processo, para tanto, são realizadas filtragens ou outras operações para garantir a pureza da água.

Após, os mesmos precisam juntar a água (H2O) e o dióxido de carbono (CO2), em um aparelho chamado carbonizador.

Bebidas com sabor de frutas, nesta fase podem receber uma quantidade de suco natural. Para aumentar a pressão interna e conservar a bebida, o fabricante resfria o refrigerante e insere uma dose extra de CO2 dentro da embalagem no momento do envasamento.

  • O Ácido carbônico é um ácido inofensivo e se decompõe em bolhas de Dióxido de carbono, restando somente água, por isso, quando deixamos aberta uma garrafa de refrigerante, com o tempo, ela “fica sem gás”.

Mas a novidade que pegou mesmo são os chamados refrigerantes saudáveis. Neste caso os refrigerantes diet, light ou zero estão ligados, em geral, ao aumento do consumo de sódio.

De acordo com nutricionistas ele oferece riscos para saúde e para o regime. “Os refrigerantes zero, diet e light não estão liberados na dieta, porque quando se diminui a quantidade de açúcar no refrigerante, é preciso aumentar a quantidade de sódio para compensar o paladar”.

“O sódio em excesso retém líquido, e com isso aumenta o peso, podendo apresentar problemas para saúde do fígado e rins, por exemplo”, explica.

Especialistas explicam que uma dose de refrigerante normal apresenta, em média, 10mg de sódio, enquanto, a opção light varia de 28 a 39mg para uma quantidade de 200ml (um copo médio).

Saiba mais:

Diet
Um refrigerante Diet possui ausência total de alguma substância em sua fórmula.
Ex: açúcar que os diabéticos não podem consumir.

Light
Um refrigerante Light, por sua vez, possui redução mínima de 25% de alguma substância em sua fórmula. Ex.: sódio, açúcar entre outros.

Zero
O termo Zero é, na verdade, um padrão que indica ausência de açúcar.

Até!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *