Primeiro Voto: Dicas e Opiniões

O voto é um processo de decisão no qual os eleitores expressam a sua opinião por meio de um voto de maneira predeterminada. Os votos são processados e a decisão é tomada segundo alguma regra particular. No Brasil, a partir dos 16 anos quem desejar já pode votar, mas, o voto e o alistamento é facultativo para os analfabetos, os maiores de setenta anos, os jovens entre 16 e 18 anos.

Primeiro Voto Dicas e Opiniões Primeiro Voto: Dicas e Opiniões

Podem ainda deixar de votar e se justificar eleitoralmente os enfermos, os que e encontram fora do seu domicílio eleitoral e os funcionários civis e militares em serviço que não há impossibilidade de votar. Mas, a grande maioria das pessoas preferem votar e exercer a sua cidadania.

O voto é algo muito importante, quando você vota você delega funções para outras pessoas, entregando o seu município e estado nas mãos delas. Vale lembrar que a compra de voltos e a venda do mesmo é ilegal e da cadeia. Com certeza alguém que te oferece dinheiro para você votar nele não será um bom representante para sua cidade.

Para você que vai votar pela primeira vez, o ideal é que você ouça as propostas de todos os candidatos e faça uma auto-análise avaliando qual o melhor candidato para sua cidade. Nessas eleições não vote por dinheiro e nem por favores, vote no candidato certo com consciência, vote no melhor para sua cidade.


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.