O Que é Musicoterapia e Como Funciona

A música e algo que faz parte de nossa desde quando estávamos na barriga de nossa mãe, há quem não goste de curtir uma boa música, um bom som, são diversos estilos musicais existentes e cada pessoa tem um estilo preferido. Hoje quero falar um pouco sobre a Musicoterapia que é uma técnica ligada a música que iremos conhecer a partir de agora.

O Que é Musicoterapia

A Musicoterapia é o uso da música ou de seus elementos constituintes como ritmo, melodia e harmonia, por profissional que é o Musicoterapeuta que é qualificado para atender o cliente ou um grupo com o objetivo de promover e facilitar a comunicação, relacionamento aprendizado, mobilização, expressão e vários outros objetivos importantíssimos.

O Musicoterapeuta atende o cliente com problemas físicos, emocionais, mentais, sociais etc. Essa técnica já é usada desde o século 20 depois do acontecimento de duas guerras mundiais quando músicos amadores e profissionais passaram a tocar nos hospitais de vários países da Europa e Estados Unido para os soldados veteranos onde fora notado melhoras nos pacientes.

Curso de Musicoterapia

Atualmente, no Brasil há várias faculdades que oferecem a graduação de Musicoterapia para quem deseja ser um Musicoterapeuta, o curso também é oferecido como especialização para profissionais da aérea da música ou saúde como para músicos, professores de música, médicos ou psicólogos.

A Formação de Musicoterapia inclui teoria musical, canto, prática em ao menos um instrumento Harmônico como o Piano ou Violão ou Instrumentos Melódicos como a Flauta e Percussão.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.