O Que é Endometriose?

A Endometriose é uma doença que acomete a mulheres que estão em idade reprodutiva e que consiste na presença de células endometriais em locais fora do útero. O endométrio é a camada interna do útero que é renovada mensalmente pela menstruação. A endometriose é um transtorno ginecológico comum, atingindo entre 10% e 15% das mulheres em idade reprodutiva.

Endometriose O Que é Endometriose?

Sinais e Sintomas

Segundo Análise Feita Por Especialistas da USP os Sintomas Mais Comuns São:

Dores Na Região Pélvica Na Cólica Que Ocorre Durante o Período Menstrual
Dores Pélvica Crônica
Dores Durante ou Logo Após o Ato Sexual
Infertilidade
Sintomas Intestinais Cíclicos, Como Diarréia, Sangramentos e Dor
Problemas Urinários Diversos, Como Urinar em Excesso, Sangramentos e Dor

Diagnóstico

O diagnóstico é dado após o ginecologista suspeitar de uma endometriose sem explicação, o exame pode indicar a presença da doença. O ginecologista pode fazer o toque vaginal para encontrar espessamento ou dor em ligamentos útero-sacros e nódulo em fundo de saco de Douglas. A confirmação da doença é feita também através da videolaparoscopia, podem ser utilizados exames como ecografia, a TAC, o TC, RM, etc.

Tratamento

O tratamento pode variar conforme o desejo de engravidar, a área afetada, a intensidade dos sintomas, tolerância a medicamentos e a idade da paciente. Dentre os tratamentos o mais comum usado em pacientes que não estão em estado grave Como a administração por 6 a 12 meses de uma combinação de contraceptivos hormonais orais, com antiinflatorios não hormonais e alguns exercícios físicos.