O Que é Botulismo, Sintomas, Tratamento

O botulismo é uma intoxicação alimentar rara, porém fatal, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium Botulinum, que é encontrada no solo e em alimentos contaminados e mal conservados. A bactéria do botulismo produz uma neurotoxina onde sua ação no organismo resulta em paralisia dos músculos, do diafragma que pode impedir a respiração normal e levar à morte por asfixia.

Botulismo O Que é Botulismo, Sintomas, Tratamento

Diagnóstico e Sintomas

O diagnóstico é feito a partir dos sintomas que são eles: paralisia muscular progressiva, iniciando-se pela face, ptose palpebral que é o fechamento dos olhos, dificuldade de engolir os alimentos e visão dupla. Em relação a sintomas o paciente apresenta dificuldade motora e de respiração podendo ser confundida com doenças nervosas e outras intoxicações.

O diagnóstico em laboratório é feito através da detecção da toxina no paciente no soro nas fezes ou no alimento, através de injeção de ratos. O diagnóstico feito desde cedo e de grande importância para que a doença não evolua.

Tratamento

Em relação ao tratamento contra o botulismo deve ser usado uma anti-toxina ou antídoto imediatamente, são usados também enemas para remover todos os restos de comida contaminada que não foram absorvidos do intestino. O tratamento tem que ser feito sem demora para que o mesmo possa funcionar, por isso que o diagnóstico precoce é importante.