A Lei Seca é uma denominação popular dada à proibição oficial de fabricação, varejo, transporte, importação ou exportação de bebidas alcoólicas. A lei seca considera como crime a pessoa que conduz um veículo após ter consumido muito álcool o que acaba contribuindo para a ocorrência de eventuais acidentes graves e mortes.
O condutor que for pego dirigindo alcoolizado pode receber uma punição em multa ou até mesmo ser preso. O acidente provocado por um condutor alcoolizado será considerado doloso com intenção de matar. A lei determina a proibição da venda de bebidas alcoólicas nas rodovias federais e em zonas rurais, mas essa determinação nem sempre e cumprida pelos donos de estabelecimentos.
Não só Brasil, mas outros países adotam a Lei Seca com o objetivo de diminuir acidentes de trânsito causados por motoristas alcoolizados. Ao todo são 98 países que adotam o uso da Lei Seca, cada país estipula valores diferente de MG de álcool por litro de ar expelido no exame bafômetro.
No Brasil, se um condutor for flagrado com uma dosagem superior a 0,2 gramas de álcool por litro de sangue que é equivale a uma lata de cerveja ou um cálice de vinho, terá que pagar multa de 957 reais, além de receber 7 pontos na carteira de motorista e terá suspenso o direito de dirigir por um ano. Para maiores informações sobre a Lei Seca acesse o site http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/lei_seca/index.shtml#1 tire todas as suas dúvidas.