Leishmaniose, Sintomas e Tratamento

A Leishmaniose é uma doença crônica, de manifestação cutânea ou visceral, causada por protozoários flagelados do gênero Leishmania, da família dos Trypanosomatidae. Conhecido como calazar que é a leishmaniose visceral e a úlcera de Bauru que são formas da doença. E a zoonose comum ao cão e ao homem.

Leishmaniose Leishmaniose, Sintomas e Tratamento

Transmissão

É transmitida ao homem pela picada de mosquitos flebotomíneos. Os flebotomíneos são cruciais na transmissão da leishmaniose visceral, que ocorre quando os insetos se alimentam sobre homens ou animais infectados. A seguir, o crescimento dos flagelados no tubo digestivo do vetor torna-se suficiente para assegurar sua inoculação em hospedeiros susceptíveis.

Sintomas

Febre Prolongada
Úlceras Escuras Na Pele
Aumento do Baço
Aumento do Fígado
Leucopenia
Anemia
Tosse
Dor Abdominal
Diarréia
Perda de Peso
Caquexia

Tratamento

No tratamento são usadas drogas como os Antimoniais Pentavalentes que administrados por via parenteral, intramuscular ou intravenosa por um período de 20 dias, a dose e tempo da medicação irá variar de acordo com a gravidade da doença, os efeitos colaterais são: arritmias cardíacas sendo contra-indicado em mulheres grávidas nos 2 primeiros trimestres.