IPv6, Nova Geração de Protocolo de IP

O mundo aguarda ansioso o novo protocolo de IP. IPv6 é a versão mais atual do novo sistema. Sua criação é fruto do esforço do IETF para criar a “nova geração do IP” cujas linhas mestras foram descritas por Scott Bradner e Allison Marken, em 1994, na RFC 1752. Sua principal especificação encontra-se na RFC 2460.

O protocolo está sendo implantado gradativamente na Internet e deve funcionar lado a lado com o IPv4, numa situação tecnicamente chamada de “pilha dupla” ou “dual stack”, por algum tempo.

A longo prazo, o IPv6 tem como objetivo substituir o IPv4, que só suporta cerca de 4 bilhões (4×109) de endereços IP, contra cerca de 3,4×1038 endereços do novo protocolo.

A questão não é simplesmente trazer melhorias para usuários – Algo mais preocupante é que cedo ou tarde as bandas atuais não suportarão os bilhões de IP existentes. Diante disso a previsão atual para a exaustão de todos os endereços IPv4 livres para atribuição a operadores é de Julho de 2011 o que significa que a implantação do IPv6 é inevitável num futuro bastante próximo.

Em julho de 2008, foi liberada uma nova revisão das recomendações para adoção do IPv6 nas agências federais, estabelecendo a data de julho de 2010 para garantia do suporte ao IPv6. O governo brasileiro recomenda a adoção do protocolo no documento e-PING, dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico.

Até!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *