Infecção Urinária, Sintomas, Tratamentos e Prevenção

Você já ouviu falar de infecção urinária, já foi acometido alguma vez por ela? A infecção urinária também conhecida como colonização do trato urinário que pode ser na uretra, bexiga, ureter e rins por microorganismos. A infecção urinária pode ser causada por vírus ou fungos, sendo que a maioria das vezes é causada por bactérias.

infecção urinária Infecção Urinária, Sintomas, Tratamentos e PrevençãoSintomas

Tudo começa normalmente com um quadro localizado de cistite que é a infecção na bexiga, o paciente sente dor e queimação ao urinar, muitas vezes o paciente urina fazendo apenas poucas gotinhas de cada vez, o que chamamos de polaciúria, devido a irritação da bexiga. Na ocorrência de sangramento leve não é sinal de gravidade e pode ocorrer, pode ocorrer ainda febre, dor nas costas o que indica que a infecção atingiu os rins causando uma pielonefrite.

Tratamento

O tratamento da infecção urinária é feito através de antibióticos por boca por curto período de 3 a 5 dias. São usados para o tratamento uma cefalosporina de 1ºgeração como a cefalexina que é o Keflex, Sulmetoxazol-trimetropim que é o bactrim, Macrodantina ou uma quinolona o mesmo que Norfloxacina ou ciprofloxacina, esta última com alcance para pielonefrite.

Prevenção

Para prevenir as infecções urinaria você deve estar atento a sua higiene pessoal como lavar as mãos antes e após usar o banheiro, no banho mulheres e meninas devem lavar-se sempre na direção de frente para trás, e no período menstrual os absorventes devem ser trocados várias vezes, pois o sangue menstrual é um meio de proliferação de bactérias e ingerir bastante água, pelo menos de 2 litros por dia.