FUVEST, Mudanças para o Vestibular 2011

A Fuvest, Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) é uma instituição autônoma, responsável pela realização dos exames vestibulares de escolas de nível superior do Estado de São Paulo.

Já visando algumas melhorias, mas nada ainda oficial, ela analisou o modelo atual e o considerou ineficaz baseando-se no desempenho dos candidatos, visto que esse modelo foi adotado com a finalidade de exigir formatação genérica dos alunos, mas tais mudanças precisam ser aprovadas até maio para poder entrar em vigor nas provas aplicadas pela Fuvest.

  • Em reunião realizada em 25 de março último, na sede da FUVEST, em São Paulo, estabeleceu-se, conjuntamente, a programação dos principais eventos dos vestibulares, para permitir aos candidatos interessados a participação nesses processos seletivos.

O Pasusp vai ser aplicado na primeira fase de vestibular em substituição á provas em separado que eram feitas até agora, o programa Pasusp vai beneficiar também os alunos de segundo ano do ensino médio que participarem do vestibular eles receberão até 5% de bônus na nota do vestibular dependendo do seu desempenho, e se tornarem a participar do exame no terceiro ano do ensino médio o Pasusp acrescenta até 10% de bônus novamente em sua nota no vestibular, mas que fique claro essa bonificação e calculada com base na primeira fase da Fuvest.

  • A segunda fase é constituída de três provas analítico-expositivas. A primeira delas (Português e Redação) compreende a elaboração de uma redação e 10 (dez) questões, de igual valor, de interpretação de textos, gramática e literatura. A prova de Português e Redação vale 100 pontos, sendo 50 destinados à Redação, e é obrigatória para todos os candidatos da segunda fase.

A segunda prova é constituída de 20 questões, de igual valor, sobre as disciplinas que constituem o núcleo comum obrigatório do Ensino Médio (História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês) e contém algumas questões Interdisciplinares. Esta prova, que vale 100 pontos, é obrigatória para todos os candidatos de segunda fase.

  • A terceira prova é formada por 12 questões, de igual valor, de duas ou três disciplinas, a depender da carreira escolhida. Se forem duas disciplinas, serão seis questões em cada uma delas. Se forem três disciplinas, serão quatro questões em cada uma delas. Esta prova, que vale 100 pontos, é obrigatória para todos os candidatos da segunda fase.

Algumas carreiras exigem também uma prova de Habilidades Específicas, antecipada ou não, realizada em um ou mais dias, conforme a carreira, que também vale 100 pontos, sendo parte integrante da segunda fase.

Boa Sorte!


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.