A faseolamina é uma glicoproteína obtida do feijão branco. Esta tem como função bloquear parcialmente a ação da enzima alfa-amilase, enzima esta sintetizada e liberada pelo pâncreas quando da ingestão de carboidratos.
Ao contrário dos antigos produtos para perda de peso, que continham cafeína ou anfetamina e produziam efeitos colaterais indesejáveis, a faseolamina atua de forma diferente. Ligando-se à enzima alfa-amilase, inibe a digestão do amido (que contribui aproximadamente com um terço do total de calorias ingeridas), que desta forma não é absorvido deixando de adicionar calorias a dieta. Cada grama de faseolamina neutraliza 2.250 calorias de amido, in vitro.
A dosagem recomendada da faseolamina é entre 250 a 1000 mg/dia. Recomenda-se tomar faseolamina logo antes da ingestão de comidas que contenham amido. Também é aconselhável a redução da ingestão de gorduras e açúcares para obtenção de melhores resultados.
Entretanto, por ser uma proteína, a faseolamina é desnaturada quando cozida. Sendo assim, para aproveitar ao máximo os benefícios desse alimento, a melhor maneira de consumi-lo é na forma de farinha. Para obter essa consistência, após lavar e secar o feijão, bata-o no liquidificador, peneire e conserve em geladeira.
Até!