Cursos de voz, Aulas de Canto, Respiração e técnicas para atingir notais e tons admiráveis. Fato é que boa parte disso se resume a exercícios no diafragma.
- Esse músculo é de alta importância para voz. É um músculo estriado esquelético em forma de cúpula e principal responsável pela respiração humana (também é auxiliado pelos músculos intercostais e outros músculos acessórios); serve de fronteira entre a cavidade torácica e a abdominal; está coberto pelo peritônio em sua face inferior, e é adjacente à pleura parietal em sua face superior.
Ter uma boa voz, controlar os instintos musicais são atitudes básicas, no entanto descartar métodos voltados aos exercícios no diafragma é altamente impróprio pra quem sonha conquistar o mundo com a voz.
Diante disso, deixaremos dois exercícios básicos que qualquer pessoa pode fazerem casa no afam de lograr êxito com a voz e segurar toms mais firmes e altos, mesmo com o passar dos dias, exemplo:
Estender-se de costas, com as pernas entendidas, uma mão no peito e a outra no abdômen, com o polgar no umbigo ou justo debaixo dele.
Inalar profundamente pelo nariz deixando que o abdômen se expanda por completo, tal como se nota com a mão. O tórax mantem-se estacionário. Exalar lentamente com os lábios franzidos, enquanto o abdômen se encolhe para dentro ajudado pela depressão da mão.
Colocar sobre a mesa uma vela acesa, com a chama ao nivel da boca e a uns 12 cm de distância. Soprar (bufar) suavemente com os lábios franzidos a respiração abdominal (como em 1), inclinando a chama, mas sem apagar.
Praticar durante 3 minutos ao ir-se deitar, aumentando a distância em 8 a 10 cm cada noite até chegar a 1 metro. Depois, praticar em pé com a chama á altura da boca.
- Outra dica importante é articular bem as vogais, abrir a boca de forma correta, também é algo vital para uma boa impostação da voz. Uma vez que é nas articulações da boca,(lábios, língua, musculatura da face, dentes), que o som adquiri caractesísticas especiais, seja vogal ou consoante.
A – É – Ó – Sons claros e abertos. Para emissão perfeita destas vogais, temos que ovalar a boca. Com esta posição o som recua para o fundo da garganta e vibra no palato mole, entrando para a ressonância alta, e projetando-se timbrado.
Ô – Ê – I – U – Sons escuros e fechados. O movimento labial faz com que eles se projetem para frente. Nos sons agudos o maxilar cai deixando a boca ovalada.
Ê – I – Estas duas vogais merecem atenção pois são horizontais, e para se projetarem usamos o sorriso, que os mantém vibrando no mordente até o centro da voz. Para atingir notas agudas, o sorriso permanece, porém a boca vai se ovalando em busca de um som arredondado e bem timbrado.
Até Breve!