A Engenharia Ambiental é o ramo da engenharia que estuda os problemas ambientais de forma integradas nas suas dimensões ecológica, social, econômica e tecnológica, a fim de promover o desenvolvimento sustentável.
O Engenheiro ambiental irá adquirir conhecimentos técnicos e gerenciais para realização de trabalhos de cunhos ambiental para promover o uso racional e sustentável de recursos naturais.
O Saneamento Ambiental é o nome que se dá ao conjunto de práticas que visam promover a qualidade e a melhoria do meio ambiente, contribuir para a saúde publica e o bem estar da população. O Saneamento Ambiental é uma forma de inibir, prevenir ou impedir a ocorrência de endemias ou epidemias relacionadas ao meio ambiente.
Para que o Saneamento Ambiente entre em pratica os municípios brasileiros devem se adequar a uma série de ações como: devem ser abastecidos com água potável, a coleta e disposição sanitária de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, a disciplina sanitária de uso dos solos e vários outros fator que irão contribuir para melhorias do meio ambiente e para as pessoas.