ENERGIA EÓLICA NO BRASIL E SUA CAPACIDADE

O Brasil tem uma porção de fontes inesgotáveis de matéria prima e recursos naturais. Fatos que fazem do Brasil um dos melhores lugares pra se viver de todo mundo. Não é diferente quando se fala em energias alternativas. Em se tratando de Energia Eólica, quando se pensa em países como o Brasil, que possuem uma grande malha hidrográfica, a energia eólica pode se tornar importante no futuro.

eolica ENERGIA EÓLICA NO BRASIL E SUA CAPACIDADE
Os dados são impressionantes, uma vez que esse tipo de energia não consome água. Ora, recursos estão sendo trabalhados, um vez que a água é um bem cada vez mais escasso e que também vai ficar cada vez mais controlado.

Além da questão ambiental, as turbinas eólicas possuem a vantagem de poderem ser utilizadas tanto em conexão com redes elétricas como em lugares isolados, não sendo necessário a implementação de linhas de transmissão para alimentar certas regiões (que possuam aerogeradores).

Em 2009 a capacidade mundial de geração de energia elétrica através da energia eólica foi de aproximadamente 158 gigawatts (GW), o suficiente para abastecer as necessidades básicas de dois países como o Brasil (o Brasil gastou em média 70 gigawatts em janeiro de 2010).

Para se ter uma idéia da magnitude da expansão desse tipo de energia no mundo, em 2008 a capacidade mundial foi de cerca de 120 GW e, em 2008, 59 GW. A capacidade de geração de energia eólica no Brasil foi de 606 megawatts (MW) em 2009, onde houve um aumento de 77,7% em relação ao ano anterior.

A capacidade instalada em 2008 era de 341 MW. O Brasil responde por cerca da metade da capacidade instalada na América Latina, mas representa apenas 0,38% do total mundial.

Até!


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.