DIY, Fazer um Aero Gerador para Energia Eólica Residencial

A segunda melhor fonte de energia alternativa, a energia eólica, tem desvantagens similares a primeira, que é a Solar. A falta de vento significa falta de energia, como a falta de sol, falta de energia. Os geradores eólicos requerem que o vento sopre a pelo menos três milhas por hora. A eficiência da energia eólica aumenta com a velocidade e a duração do vento. A energia hídrica é igualmente limitada aos recursos disponíveis.

A maioria dos aerogeradores pequenos são usados para carregar baterias que posteriormente vão colocar essa energia eléctrica transformada no sector normal de 220V. A escolha obvia para um aerogerador caseiro será o alternador de um veículo automóvel.

Mas a utilização de uma alternador tem alguns inconvenientes, o dispositivo funciona apenas com uma rotação elevada +/- 2000RPM a velocidade das pás raramente ultrapassa as 100RPM, existe assim a necessidade de multiplicar mecanicamente este diferencial.

Neste processo existem perdas significativas. Em aerogeradores instalados a baixa altitude (em relação ao solo) existe um pequeno aproveitamento energético, existe a necessidade de ter um gerador com uma eficiência muito boa para ter aproveitamento.

Quase todas os aerogeradores pequenos de fabrico comercial usam geradores com ímans permanentes que não são fáceis de construir. O gerador é o componente fundamental para o êxito ou fracasso do projeto. Contenha o entusiasmo mas não desanime existem sempre soluções.

Até!


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.