A espinha se desenvolve com maior intensidade na adolescência, quando o nível de hormônios sexuais está elevado causando o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas. Essas espinhas muitas vezes bloqueiam os poros aparecendo as bolhas de pus, e quando espremidas elas ficam infeccionadas, deixando cicatrizes e manchas.
Tipos de Lesões Causadas Pelas Espinhas
Seborreia – É o excesso de secreção sebácea que ocorre no rosto e tronco.
Comedão – É a lesão mais característica da acne que apresenta uma pequena elevação dura de cor preta.
Pápula – É a inflamação do comedão, que se torna avermelhado e aumenta de tamanho de 1 a 4 milímetros.
Pústula – É a evolução da pápula, com elevação da pele em uma bolsa de pus de profundidade variável, acompanhada de coceira e dor.
Nódulo – É uma lesão profunda, coberta por pele normal que evolui até a inflamação e termina com a formação de cicatrizes.
Cicatriz – As cicatrizes podem ser atróficas, hipertróficas ou queloides. Os quelóides se apresentam como inchaços bem delimitados, porém de formato irregular de cor rosa a vermelho escuro.
Cuidados Com as Espinhas
Higiene da Pele Com Sabonetes Especiais Indicado Pelo Dermatologista, Não Espremer e Cutucar Cravos e Espinhas, Evitar Pegar Sol, Evitar Alimentação Gordurosa Como o Chocolate Que Deve Ser Consumido Com Moderação, Limpar a Pele Sob Recomendação do Médico, Stress, Para Que Você Tenha Resultados Satisfatórios Deve Ser Evitado o Nervosismo, a Ansiedade e Desanimo.