Chega o período que a chupeta e a mamadeira devem ser tiradas da criança por trazer alguns malefícios como mudanças na arcada dentária fazem com que a criança pare de mamar muito cedo, a criança perde a força de sucção da boca, a criança pode ter dificuldade para mastigar e vários outros. Levando em consideração esses fatores posso dizer que a chupeta e a mamadeira são vilãs e não devem ser usadas de maneira alguma.
O objetivo da chupeta é substituir as mamas da mãe o que diminui os laços entre mãe e filho sendo muito questionada pela medicina atual que evolui muito nos últimos anos. Já a mamadeira é usada como alternativa para à amamentação natural do bebê, seu uso também não é recomendado a não ser que mãe possua alguma doença ou esteja tomando alguma medicação que pode passar para leite.
Como Tirar a Chupeta e Mamadeira
Segundo os especialistas o momento certo para tirar a chupeta e a mamadeira é quando a criança completar dois anos de idade, o ideal que as mamadas durante o dia-a-dia seja retirada aos poucos se seu bebê mama quatro vezes por dia retire uma das mamadas e deixe só três e assim você vai tirando aos poucos deixando para tirar por último a mamada da noite.
O ideal também é conserva com a criança e explicar o processo para que ela não fique transtornada, siga o processo corretamente sem voltar ao que era antes. Não vai muito fácil tirar a chupeta e a mamadeira para seja insistente e vá tirando aos poucos até o bebê se acostumar a não depender mais da chupeta e da mamadeira, fazendo assim a saúde bucal do seu bebê irá agradecer.