Até o início da década de 1960, o Rio de Janeiro tinha em seus registros uma frota de pouco mais de 300 mil veículos, regularizada e organizada pela Delegacia de Trânsito, que se limitava a emplacar os veículos e habilitar motoristas.
O controle da movimentação de veículos nas ruas era feito por guardas e inspetores de trânsito que determinavam a direção do tráfego. A fiscalização e controle se limitavam praticamente ao centro da cidade. O serviço de engenharia de trânsito praticamente inexistia por causa do pequeno fluxo de carros.
Ele se limitava à colocação de uma ou outra placa, assim mesmo a pedido do prefeito, ou de um comerciante, que precisava descarregar a carroça de burro, ou mesmo o caminhão de mercadorias em frente ao seu estabelecimento comercial.
Com o objetivo de reduzir os acidentes no trânsito, os futuros motoristas, além dos exames médico e psicotécnico, e da prova de legislação de trânsito, passaram a ser submetidos a questões sobre direção defensiva, de primeiros socorros (para ensinar como agir em caso de acidentes) e de meio ambiente (para conscientizar sobre a relação entre o trânsito e os temas ambientais).
O site do DETRAN do Rio de Janeiro talvez seja um dos mais pessoais que vejo nos estudos que estamos realizando. Lem de ser bem participativo e se colocar a disposição para que você receba todas as novidades de transito do rio, ele ainda divulga fotos com os funcionários do Mês e ainda te dá recomendações como as que estão abaixo, Tudo pra você não errar e seguir seu caminho bem:
Só use o celular com o veículo parado.
Seja prudente. Reduza a velocidade ao chegar a cruzamentos.
Nunca dirija depois de ingerir bebidas alcoólicas.
Dê preferência aos pedestres.
Sinalize antecipadamente todas as manobras a serem efetuadas.
Mantenha sempre distância de segurança em relação ao veículo da frente.
Obedeça à sinalização. Ela existe para a sua segurança.
Não dirija horas seguidas. Faça paradas periódicas.
Em pistas molhadas a aderência diminui. Pise levemente no freio.
Outra Observação é manter o uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo. Menores de 10 anos devem ser, obrigatoriamente, transportados nos bancos traseiros, com cinto de segurança.
O processo de suspensão do direito de dirigir ocorre sempre que o motorista infrator atingir, em um ano, vinte ou mais pontos negativos na Carteira Nacional de Habilitação.
Avenida Presidente Vargas, 817
Centro, Rio de Janeiro – RJ,
20071-911 (21) 3460-4041
Para mais informações
Até!