Conheça Vik Muniz, Artista Plástico Brasileiro

Vicente José de Oliveira Muniz, mais conhecido como Vik Muniz, nasceu em São Paulo, no dia 20 de dezembro de 1961. Artista plástico brasileiro e radicado em Nova York, ele faz experimentos com novas mídias e materiais.

Foi aluno da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), aonde freqüentou aulas do curso de Publicidade e Propaganda. Vik Muniz fez duas réplicas detalhadas da Mona Lisa de Leonardo da Vinci.

As tecnas usadas nas replicas foram geleia e manteiga de amendoim. Ele também trabalhou com açúcar, fios, arame, e xarope de chocolate, com o qual produziu uma recriação da Última Ceia de Leonardo.

Reinterpretou várias pinturas de Monet, incluindo pinturas da catedral de Rouen, que Muniz produziu com pequenas porções de pigmento aspergidas sobre uma superfície plana. Ele fez as imagens com açúcar mascavo.

Mais recentemente, tem criado obras em maior escala, tais como imagens esculpidas na terra (geoglifos) ou feitas de enormes pilhas de lixo. Para sua série “Imagens das Nuvens” série, ele fez com que um avião de publicidade desenhasse com fumaça contornos de nuvens no céu.

Sua vida ficará mais exposta no Brasil, uma vez que seu nome figura Como ator principal do Filme Lixo Eletrônico – que mostra sua vida e obras. O Filme concorre ao Oscar 2011 como Melhor Documentário – Longa Metragem.

Até!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *