Chow-Chow é uma raça de cão originária da China, onde é chamada de Shongshi Quan, que significa literalmente Cão Leal Empolado. Essa raça é bastante antiga e de origem ainda desconhecida, é suposto que sua imagem já tenha sido usada para decoração de objetos Dinastia Han, 206 a.C e que durante a Dinastia Tang, um dos imperadores teve em seu canil 2500 exemplares da raça.
Há várias especulações de historiadores sobre a raça Chow-Chow, entre as especulações estão os cruzamentos entre mastins e spitzs. Sua linha azul é explicada através de uma lenda, onde muitos crêem que quando Deus estava pintando o céu de azul, deixou cair gotas no chão, as quais foram lambidas pelo Chow-Chow que o observava.
Os cães dessa raça são muito inteligentes, sendo muito difícil de adestrar, não obedecendo a qualquer pessoa. Possuem um ego enorme, pode a sua vida para defender a de seu dono, mas não permite ser humilhado por ninguém.
Caso você decida adotar um cão da raça Chow-Chow e tenha filhos o ideal é você comunicar antes da chegada do cão e explicar tudo sobre ele para que não haja mal entendidos entre o cão e as crianças, e que ele deve ser respeito, e que não devem molestá-lo quando estiver comendo ou dormindo.
Um fato interessante, é que eles se identificam mais com uma das pessoas da casa e nem sempre com aquele lhe dá comida. Eles possuem um sentimento de hierarquia muito forte, e devido a isto eles entendem que há somente um Humano Alfa, muitas vezes entendido como ciúme pelo ser humano.