Conheça os Sintomas da Dengue e Como Prevenir

Dengue se trata de uma doença causada pelo vírus da dengue, um arbovírus da família Flaviviridae, gênero Flavivírus, que inclui quatros tipos de imunológicos: DEN 1, DEN 2, DEN 3 e DEN 4. A dengue geralmente se hospeda em vertebrados como em homens e outros primatas, tem atingido várias pessoas no Brasil.

Dengue1 Conheça os Sintomas da Dengue e Como Prevenir

Sintomas

Dentre os sintomas da dengue posso citar: febre alta entre 38º e 40 ºC, mal estar, falta de apetite, dores de cabeça, dores musculares e nos olhos. Já no caso da dengue hemorragia quando a febre abaixa provoca sangramento no nariz, hemorragias internas e coagulação intravascular disseminada, com danos e enfartes em vários órgãos além de outros sintomas.

Tratamento

Durante o tratamento deve ficar em repouso e beber bastante líquidos como sucos, água e chás sem cafeína evitando também refrigerante e o leite por serem irritantes ao estômago, deve se atentar também para automedicação que pode ser perigosa, pessoas com dengue não deve utilizar remédios à base de ácido acetilsalicílico AAS e outros antiinflamatórios. No caso de dengue deve ser usado um paracetamol.

Prevenção

A prevenção da dengue se dá através do combate ao mosquito, principalmente na fase larvar do inseto. Deve ser evitados acúmulos de água limpa em recipiente, não deixar acumular água limpa em pneus, não jogar lixos em terrenos baldios que possam acumular água, usar janelas teladas, usar repelente. Na verdade para acabarmos com o mosquito transmissor da dengue depende da consciência de cada um, todos têm que ajudar no combate a dengue.