Conhcendo Smartphones com Tecnologia Nextel

Smartphone é um telefone celular com funcionalidades avançadas que podem ser estendidas por meio de programas executados no seu sistema operacional. Os sistemas operacionais dos smartphones são “abertos” (não confundir com código-fonte aberto), o que significa que é possível que qualquer pessoa desenvolva programas que podem funcionar nesses telefones. Numa tradução livre, do inglês “smartphone” – “telefone inteligente”.

Telefones Nextel, que combinam comunicação por rádio e celular, são práticos e econômicos mas pouco charmosos. O novo Motorola i1 quer mudar essa história. Nas últimas semanas, eu testei esse que é o primeiro smartphone Nextel com sistema Google Android.

Nextel é uma empresa estadunidense que iniciou suas operações em 1987 em seu país de origem e em 1997 no Brasil, com o sistema de Radio Trunking, servindo clientes corporativos.Inicialmente, o iDEN é uma tecnologia de rádio-comunicação via celular (funciona da mesma forma que os sistemas celulares tradicionais), baseado na tecnologia TDMA (Apesar de em alguns aspectos, a tecnologia ser mais parecida com o GSM).

A principio, é uma tecnologia proprietária da Motorola, porem, licenciada também por alguns fabricantes, como a RIM, que possui alguns aparelhos iDEN Blackberry.

Na voz, essa tecnologia também pode ser utilizada como telefone celular, porem, não tendo a mesma qualidade do rádio-despacho, devido a possivelmente, a largura de banda usada na voz (25khz), e os codecs de voz utilizados.Tecnicamente, é uma tecnologia direcionada ao público corporativo no Brasil, pela nextel (no mundo, existem filiais da Nextel nas Americas, e outras operadoras no resto do globo que usam a tecnologia ativamente, em várias areas).
Até!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *