Como Votar Sem o Título de Eleitor

Votação é um processo de decisão no qual os eleitores expressam a sua opinião por meio de um voto de maneira predeterminada. Os votos são processados e a decisão é tomada segundo alguma regra particular. No Brasil, a votação é feita através da urna eletrônica, em poucas horas após o encerramento da votação já da para saber quem foram os políticos eleitos.

Como Votar Sem o Título de Eleitor Como Votar Sem o Título de Eleitor

Obrigatoriedade da Votação

O Brasil é um dos países que sustenta a obrigatoriedade da votação, o eleitor que não comparece ao pleito eleitoral deve justificar sua ausência, sob pena de multa caso não o faça. Quem não votar ou justificar o voto em três eleições seguidas tem seu CPF cancelado.

Quem Não Precisa Votar

A partir dos 16 anos quem desejar já pode votar, mas, o voto e o alistamento é facultativo para os analfabetos, os maiores de setenta anos, os jovens entre 16 e 18 anos. Podem ainda deixar de votar e se justificar eleitoralmente os enfermos, os que e encontram fora do seu domicílio eleitoral e os funcionários civis e militares em serviço que não há impossibilidade de votar.

Votar Sem o Título de Eleitor

Caso você tenha perdido seu título de eleitor, fique tranquilo que você poderá votar com qualquer outro documento que possua sua fotografia como: Carteira de Identidade, Identidade Funcional, Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista Com Foto, Carteira de Reservista e Passaporte. Não deixe de votar se você não tem seu título de eleitor em mãos, com esses documentos que eu citei você pode votar com tranquilidade.