Como saber se o seu carro está com busca e apreensão

Como saber se o meu carro está com busca e apreensão ? Sabe-se que as instituições financeiras labutam com atrasos de parcelas de seus clientes. Geralmente a renegociação de dívida dura 90 dias; nesse período o proprietário ainda consegue pagar as parcelas com o desmembramento de cada uma delas. Sobretudo após esse prazo, a negociação funciona com o pagamento total da divida.

Como saber se o seu carro está com busca e apreensão

Em situações onde o atraso ultrapassa os 90 dias, e se cliente se recusar a negociar e fazer o pagamento, o banco manda uma carta e a partir deste momento ingressa com uma ação de retomada do bem. A partir de então abre-se o processo de busca e apreensão do veículo.

App que checa situação do veículo

Falando nisso, hoje temos app(s) como o Checkplaca. Com ele o cidadão pode verificar se qualquer veículo é furtado ou roubado, mas ele não informa se existem processos de busca e apreensão em andamento. Ele é muito fácil de usar. Com ele em seu smartphone, é só digitar a placa para o aplicativo informar o modelo, as características e situação do carro na base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Sinesp).

Mas como saber se o veículo esta com busca e apreensão

O mandado de busca e apreensão é um procedimento que consiste em localizar e tomar o veículo. Sobretudo só pode ser realizado por um oficial de justiça. Geralmente as financeiras fazem uma avaliação onde o proprietário guarda o seu veículo pra depois acionar o sistema de retomada do mesmo.

Vale considerar que no caso em que o cliente se depare com essa situação, vale ressaltar que o oficial deverá apresentar, na abordagem, o mandado de busca e apreensão e uma cópia da petição inicial. Sem ela nas mãos, você não precisa entregar o carro.

Como não temos nenhum tipo de sistema que identifica isso previamente você deve ficar ligado nas observações a seguir: Os bancos podem entrar com busca e apreensão a partir do primeiro dia de atraso, ainda que isso não seja muito comum; A notificação para busca e apreensão pode ser feita por meio de carta enviada diretamente pelo banco; O banco pode te notificar por edital. Geralmente eles enviam uma notificação por carta antes de entrar com o processo. Abaixo segue outra dica:

Pesquisar busca e apreensão pelo site do Detran de seu Estado

Hoje, existem informações sobre como saber se existe uma ordem judicial contra seu veículo. Dessa forma, a primeira maneira para você consultar o processo de busca e apreensão atrelado ao seu veículo é acessando o site do DETRAN do seu estado e realizando uma consulta.

Para consultar a busca e apreensão de veículos através do site do DETRAN do seu estado, você deve acessar o site e encontrar a opção “Consulta de Veículos” e/ou “Consulta de Placa”, clicando nesta aba você poderá saber se existe e/ou não alguma restrição de busca e apreensão do veículo.

Oficial de Justiça chegou, e agora?

Após receber a petição do oficial de justiça, não se desespere, nem tudo esta perdido. Nesse caso você ainda terá cinco dias para quitar a dívida. Portanto, se você conseguir pagar a dívida dentro das exigências estabelecidas na petição inicial e dentro do prazo, o seu veículo lhe será devolvido imediatamente.

Agora, no caso em que você opte por apresentar defesa, você terá um prazo de 15 dias para fazê-lo. Como se trata de uma situação um tanto delicada, é fundamental que você procure os serviços de um advogado especialista em assuntos de trânsito para se defender.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.