Atualmente, no mundo em que vivemos existem diversos tipos de métodos anticoncepcionais para quem deseja ter relação sexual sem ter que engravidar. São tantos métodos que hoje em dia, a mulher só engravida se realmente quiser mesmo. Muitas pessoas às vezes esquecem-se de se prevenir antes da relação sexual, aí é onde a Pílula do Dia Seguinte entra cena.
Sobre a Pílula do Dia Seguinte
A Pílula do Dia Seguinte é um método anticoncepcional de emergência onde é administrado medicamentos até 72 horas após a relação com o objetivo de prevenir a gravidez. O Pílula do Dia Seguinte deve ser usada com cautela, pois o seu uso prolongado pode causar câncer de mama, câncer de vagina, câncer de colo e câncer do fígado.
Dosagens
A Pílula do Dia Seguinte é encontrada em farmácias de todo pais em vários tipos de dosagem: em 0,15 mg que é usada na prevenção da gravidez por 21 dias, 0,75 mg utilizada como emergência uma doses até 72 horas do ocorrido e mais uma dose após 12 horas de ter tomado a primeira e a de 1,5 mg que é utilizada em dose única onde o efeito é mais rápido após o ocorrido.
Observações
Vale Ressaltar que a Pílula do Dia Seguinte não deve ser usada durante o período de gravidez e na amamentação, pois pode causar má formação no feto, e o medicamento pode passar para o leite diminuindo a qualidade do mesmo, e sempre tomar cuidados nesses casos para que venha acontecer o pior o ideal mesmo é antes de tomar qualquer medicação só com orientação médica.