Chá Puer, pra que serve o pós-fermentado?

Pu-erh ou Puer é um Chá “pós-fermentado” (envelhecido) cujo nome vem do condado de Pu’er em Yunnan, na China. Os tipos de chás pós-fermentado (ou chá “envelhecido”) é uma classe de chás que permanecem durante um período de maturação a “céu aberto”, de alguns meses a muitos anos.

A idéia é fazer com que ele venha sofrendo uma pós-fermentaçäo que lhe dá um sabor mineral característico. Por esse motivo, ele também é classificado, assim como é feito com vinhos, por seu ano de produção, chegando os Pu-erh mais antigos a custar verdadeiras fortunas.

Rigorosamente se denomina por Pu-erh ao chá proveniente do condado de Pu’er e por isso também existe Pu-erh verde, mas sendo um chá verde comum isto é em geral ignorado.

O que é particular na produção de chá deste condado é o hábito de prensar e envelhecer o chá de maneira controlada de modo a gerar uma pós-fermentação.
O Pu-erh é considerado um chá medicinal e, na cultura popular cantonesa, em que também é conhecido por po-lay, bo-lay e bo-nay, é consumido em dim sums, por acreditarem que ele ajuda na digestão.

Até!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *