Calendário de Vacinação Infantil 2012 Completo

As vacinas são essenciais para qualquer e deve ser administradas a partir do nascimento do bebê. As vacinas são feitas de agentes patogênicos, vírus ou bactérias, ou ainda toxinas enfraquecidos. Ao inserir no organismo esse tipo de substâncias, fazemos com que o corpo combata o agente estimulando a síntese de anticorpos.

vacinacao Calendário de Vacinação Infantil 2012 Completo

Esses anticorpos protegem o nosso organismo, além de desenvolver a chamada memória imunológica, tornando mais fácil o reconhecimento do agente patogênico em futuras infecções e aumentando a eficiência do sistema imune em combatê-lo. Confira o Calendário de Vacinação Infantil Completo 2012:

Vacina BCG – deve ser tomada após o nascimento do bebê recém-nascido contra tuberculose, a dose é única.

Hepatite B – a primeira dose da vacina contra Hepatite B deve ser tomada quando o bebê estiver com 12 horas de vida. A segunda dose da vacina deve ser tomada quando o bebê completar 2 meses de vida e a terceira dose aos 6 meses de idade.

Paralisia Infantil – a primeira dose da vacina contra Poliomielite oral ou injetável deverá ser tomada pelas crianças aos 2 meses de vida. A segunda dose deve ser tomada aos 4 meses de idade. A terceira dose deve ser tomada aos 6 meses de idade. O primeiro reforço deve ser tomado aos 15 meses e o segundo dos 4 aos 6 anos de idade.

Difteria-Tétano-Coqueluche – a primeira dose da vacina Tríplice Bacteriana, DPT OU DPaT deve ser tomada aos 2 meses de vida. A segunda dose deve ser tomada aos 4 meses de idade da criança e a terceira dose aos 6 meses de idade. O primeiro reforço da vacina deve ser tomado aos 15 meses de vida e o segundo reforço dos 4 aos 6 anos de vida.

Hemófilo B – a primeira dose da vacina HiB deve ser tomada aos 2 meses de idade da criança. A segunda dose deve ser tomada aos 4 meses de vida da criança e a terceira dose aos 6 meses de vida.

Pneumococo – a primeira dose da vacina PCV7, heptavalente deve ser tomada pelo bebê aos 2 meses de vida. A segunda dose deve ser tomada aos 4 meses de vida da criança e a terceira dose deve ser tomada quando o bebê estiver com 6 meses de vida. O reforço da vacina deve ser tomado aos 15 meses de idade.

Rotavirus – a primeira dose da vacina contra o Rotavirus deve ser tomada aos 2 meses de vida do bebê. A segunda dose deve ser tomada aos 4 meses de idade da criança.

Mm Meningococo – a primeira dose da vacina Antimeningocócica tipo C deve ser tomada aos 3 meses de vida da criança. A segunda dose deve ser tomada aos 5 meses de idade da criança.

Influenza – a vacina contra gripe deve ter sua primeira dose tomada aos 6 meses de idade. A segunda dose deve ser tomada aos 7 meses de vida.

Varicela-Catapora – a vacina contra varicela deve ter sua primeira dose tomada aos 12 meses de idade da criança.

Hepatite A – a primeira dose da vacina contra hepatite A deve ser tomada aos 12 meses de vida. A segunda dose deve ser tomada aos 18 meses.

Sarampo-Rubéola-Caxumba – a vacina Tríplice Viral, MMR deve ser tomada em uma única dose aos 12 meses de vida. O primeiro reforço deve ser tomado dos 4 aos 6 anos e o segundo reforço aos 12 anos de idade.

Papilomavirus – a primeira dose da vacina HPV deve ser tomada aos 12 anos de idade. A segunda dose da vacina aos 12 anos e 2 meses de idade e a terceira dose aos 12 anos e 6 meses.

Tétano – a vacina dT tipo adulto deve ser tomada aos 15 anos e o reforço deve se manter de 10 em 10 anos.