Brasil Sem Cigarro

Brasil Sem Cigarro – Enviar Email ao Fantástico – Drauzio Varella

Você quer parar de Fumar com a ajuda do Fantástico, Programa da Rede Glogo. Então se liga aí: O fantástico acaba de lançar uma campanha “Brasil Sem Cigarro”. O quadro que será exibido a partir de novembro no Fantástico é especialmente desenvolvido para dependentes do cigarro. O programa dominical noturno vai acompanhar “três candidatos” que se propõe a abandonar o vicio. O programa terá a apresentação e acompanhamento do Drauzio Varella.

Brasil Sem Cigarro

Desde que o Cigarro chegou ao Brasil tendo sido introduzido possivelmente através da migração de tribos, ele não para de segregar dependentes. A produção do tabaco teve grande importância na economia brasileira no período colonial e o desenho de sua folha foi estampado no brasão da República, fato que até então faziam que riscos de sua dependência ainda se escondiam atrás do sucesso e aceitação, fumar era um charme.

O cigarro

Embora seja possível, atualmente, comprar cigarros em maços de 20, esse produto não foi criado dessa forma. Cada vez mais, o fumar foi se assumindo como uma forma de afirmação na sociedade, status e até mesmo sensualidade. Pode-se considerar que o ato de fumar está, muitas vezes, mais ligado ao ritual que envolve o ato de fumar do que à própria nicotina.

Hoje já se descobriu muito. Muito no que toca aos males ocasionados pelo cigarro. O primeiro perigo é o tabaco: como o eugenol tem um efeito anestésico, grandes baforadas de fumaça de tabaco, em geral sem filtro, podem ser inspiradas, com a sensação de um suave frescor enchendo os pulmões. Os usuários acabam fumando cigarros extremamente fortes, repetidas vezes ao dia, graças ao efeito enganoso do eugenol.

Males do Cigarro

Poderíamos passar o dia tangendo informações sobre os males causados pela dependência do cigarro. O fato mais critico é que o pulmão humano é composto de pequenas estruturas, os alvéolos pulmonares, responsáveis pelas trocas gasosas do sangue. O fluxo de sangue e a irrigação sanguínea entre o coração e o pulmão são intensos.

Brasil Sem CigarroA própria fumaça do cigarro prejudica diretamente o funcionamento da circulação coração-pulmão. Com o passar do tempo os alvéolos pulmonares vão sendo cimentados pelos componentes da fumaça do cigarro, deixando de fazer sua função.

organismo então passa a ter menor oxigenação dos tecidos, resultando em maior facilidade de cansaço para o fumante. O cigarro também causa inúmeros danos ao coração e pulmão, tal como infarto e câncer.

Brasil Sem Cigarro

O quadro do Dr. Drauzio Varella vai ao ar daqui a 27 dias. Você pode enviar um email ou mandar um vídeo com a sua história. Durante o quadro, os selecionados receberam acompanhamento afim de suportarem as crises da abstinência.

Brasil Sem CigarroSegundo o Dr. Drauzio Varella marcar a data para parar de fumar não é garantia de que o compromisso será cumprido, mas é fundamental para que o fumante atinja seu objetivo.

Para enviar um email ou vídeo com a sua história – ACESSE ESSE LINK

Até Breve!

34 ideias sobre “Brasil Sem Cigarro – Enviar Email ao Fantástico – Drauzio Varella

  1. Cléa Santos.

    Dr. Dráuzio Varella. Tenho 39 anos, fumo desde os 14, a exatos 25 anos,e lamento tanto por isso! Comecei por achar bonito, onde o mundo era dos fumantes, e hoje eu me encontro no mundo dos não fumantes. Não sou tão forte quanto muitos. Estou sozinha, frustrada! Parei de fumar por 5 vezes, duas na gravidez, que foram duas gestações,e outras 3 sem sucesso. É trágico está com amigos ou mesmo o companheiro e ter que retirar-se para fumar, principalmente com a lei que nos cerca. Que por sinal acho justo. E chego ao ponto de ter vergonha do que faço. Meus filhos me recriminam o tempo todo, chego a brigar com eles em relação a isso. E brigar com quem esta certo, é tirar atestado de burro. Das 3 vezes que parei aumentei meu peso, por assaltar a geladeira o tempo todo, ou fazia isso, ou virava bicho, estranhado e brigando com todos e por qualquer coisa. A falta da droga é triste. Por meio desta venho desesperadamente te pedir que me salve, e me devolva para o mundo dos puros. Att. Cléa Santos.

    Responder
  2. rosemara freitas

    dotor drauzio eu fumo demais ja deixei de fumar varias vezes,mas sempre voltei a fumar so que agora eu fumo o triplo de cigarro,mas parece que sempre esta faltando algo, sera que e o cigarro que esta fazendo isso.

    Responder
  3. roselita felix da silva

    Dr. Drauzio, não venho comentar e sim lhe pedir SOCORRO para parar de fumar. Tenho 54 anos, sou portadora de DPOC, sofro crises de asma e não consigo deixar de fumar. Fiz o teste e cheguei ao nivel 8, fumo de 3 a 4 carteiras de cigarro DIARIAMENTE, vivo constrangida, envergonhada dos meus próprios filhos ( que sofrem ao mim ver nessa situação), estou com vários disturbios: depressão, insônia, falta de apetite, desânimo, fraquesa e o pior o desgosto de mim ver num quadro tão deprimente, onde EU nunca pensei chegar, nem trabalhar estou indo, faz vários meses e ainda estou com psíorise e com a pele cheia de manchas….. Não consigo subir uma escada, caminhar, qualquer esforço é um sacrificio prá mim. Por isso resolvir vir de publico lhe PEDIR SOCORRO!!!!!!

    Responder
  4. mara nogueira

    olá Dr. Drauzio Varella, não sou fumante mas vivo diariamente com meu sogro que é fumante a muitos anos, a família toda tem tentado fazer ele parar de fumar mas esta bem difícil já que ele é dependente deste horror a muito tempo, é clara a sua dependencia e com isso a enorme dificuldade em largar esse mal em sua vida e da nossa tambem já que prejudica a quem convive tambem. Tenho dois filhos pequenos, e com isso ele não pode fumar dentro de casa, assim ele tem que se sair várias vezes para ir até a varanda fumar e agora nascerá mais um neto, filho do meu cunhado. Gostaria de poder ajudar ele a parar de fumar.

    Responder
  5. maria ivonete de lima

    dr tenho 27 anos desde 14 anos de idade fumo ja peguei uma turbeculose e parei por 4meses mas voltei ja tive dois maridos e nem fumar por isso brigo tanto com eles o q eu faço para para de fumar pois sou evagenlica e mesmo assim ainda nao consigui me livra do cigarro qro participa do progama com vcs bjosss ivonete

    Responder
  6. roselita felix da silva

    Bom dia!! Estou aqui novamente para pedi mais uma vez que o Senhor, Dr. Drauzio pelo menos mim oriente.Como já falei anteriormente sou fumante “desgonvernada”,estou com um cigarro aceso e outro apagado na mão, acendo um no outro, minhas mãos vivem ocupadas com esse “MALDITO” vicio. Por onde passo chamo atenção, , até as crianças notam. Algum tempo atrás, fui dar plantão e levei 4 carteiras de cigarro, antes de bater o ponto comprei outra (5), depois outra (6) só que a pessoa que vendeu viu as carteiras dentro de minha bolsa, eu entro as 19 horas num hospital, onde sou “auxiliar de enfermagem”, antes de meia noite comprei mais 2, fiquei com 2 fechadas e 1 aberta, isso não era 2 horas da manhã, dai a cantina ia fechar, eu com medo de ficar sem o maldito fui lá de novo e pra minha surpresa a senhora falou: Prá quem é esse cigarro? Eu: prá mim, e ela disse: Não vou vender mais, “cadê” as carteiras que estavam com voce? respondi que só tinha 1 aberta e outra fechada, sabe o que ela falou? VOCÊ É LOUCA!!, sabe quantas carteiras você já fumou?gritou: SETEEEEE,completas, perguntei como ela notou simplesmente, plantão calmo e eu lá fora um após outro sem ver o ridiculo, TODO MUNDO OLHANDO, não sei se foi o susto (7??) ou a vergonha que logo em seguida entrei numa crise violenta de asma, ceanose e tarquicardia descompensada, resumo?? UTI….! Poderia ter parado por ai , continuei… Segundo um médico que acompanhou UM dos meus internamentos estou com (não lembro o nome técnico) FALTA DE OXIGENIO NO CEREBRO, devido ao CIGARRO, e ainda sou paciente com DPOC, imagine meu desespero?? tenhos INUMEROS problemas; cansaço fisico e mental, não sei o que é dormir faz tempo,psíorise, manchas na pele ou seja estou UM LIXO humano. Tenho 54 anos e mais uma vez venho lhe pedir SOCORRO!!!!!!!!!!!! bom dia……..

    Responder
  7. terezinha fagundes

    dr,drauzio varella ,gostaria muito de parar de fumar….mas sozinha não consigo,preciso muito de ajuda…..por favor me ajude…. obrigada….

    Responder
  8. nilmara ferreira da costa

    dr.tenho 45 anos e fumo des dos mes 15 anos,a cinco anos atraz deixei de fumar, so que a um ano eu voltei.estou muito triste comigo mesma,pois sei o quanto sera dificil deixar novamente.do fundo do meu coracao eu desejo desesperadamente largar essa dependencia,nessecidade que sinto.vou me apegar nessa campanha com sua ajuda e vou conseguir,sei que sera uma batalha mas essa guerra ei de vencer.des de ja muito obrigada.nilmara.Alto do tiete.Suzano S.P

    Responder
  9. Nadya

    Dr Drauzio,

    Tenho 52 anos e fumo desde os 15 (meu DEUS agora que me dei conta que ja fumo 37 anos)Como toda a droga isso se faz por inclusão social afinal a turma toda fumava e as propagandas de cigarro so vinha a publico dom pessoas bem sucedidas lembra do reclame do Malboro ai ai que iluzão agora aos 52 anos tudo me parece muito dificil sera que ainda e possivel.hoje cheguei as 07.30 no escritorio e fui ver sua reportagem pois ontem nao foi possivel acabei dormindo mais cedo vc deu 2 dicas e amanha vou começar em tirar aquele cigarro depois do cafe ai ai ai…pois hoje ja o fumei….Preciso fazer isso devo a mim mesma parar de fumar pois pelos meus filhos e marido ja o teria feito a muito tempo.Sei que sera uma grande luta.Mas um dia ouvi de alguem muito especial pequenas lutas pequenas vitorias grandes lutas grandes vitorias.So nao tenho certeza se conseguirei sem ajuda….Obrigada

    Responder
  10. luzia barbado

    por favor me ajude estou desesperada pois quero muito parar de fumar,sofro muito com esse vicio,mais nao consigo sozinha me ajude por favo..lhe peço ajude me

    Responder
  11. Leonice

    Ola
    Parei de fumar a mais ou menos 45 dias não posso dizer que foi facil,pois senti meu corpo doente.quando digo doente é verdade fiquei fisiologicamente abalada pela dependencia fisica e quimica.
    hoje estou me sentindo um pouco melhor sem tantas tonturas como antes,mas uma coisa posso afirmar não pretendo voltar a fumar .
    então não tente parar de fumar sem a orientação de um médico isso irá ajudar a aliviar as crises de abstinencia
    desejo do fundo do coração que consigam se livrar deste vicio.
    ass Leonice

    Responder
  12. Tatiana

    tenho 32 anos e fumo desde os 11 anos,ja tentei de todas as formas parar de fumar,mas,nao consigo entao pesso encarecidamente que me ajude,por favor.desde ja agradeço pela sua atençao.

    Responder
  13. Tatiana

    Tenho 32 anos fumo desde os 11anos,ja tentei de todas as formas parar de fumar,mas,nao consigo,me sinto mal com o cigarro,a falta de ar me incomoda muito.peço encarecidamente que me ajude,por favor.Desde ja agradeço pela atençao

    Responder
  14. cristiane ramos

    tenho 39 anos e fumo desde os16. só que agora venho sentindo cansaço, falta de ar e meu coração dispara muito e agora com muita frequência. tenho um problema chamado hipertireoide que foi diagnosticado quando eu tinha 19 anos e nâo tratei no momento certo. e agora tenho muitos probemas de saúde. então pesso ajuda pra parar de fumar dr Drauzio varela por favor desde já Deus o abençoe. obrigado. obs: sou muito nervosa e isso me entristece.

    Responder
  15. alexandra

    ola tenho 30 anos e fumo desde os 17 anos queria muito parar de fumar mas trabalho aos domingos de noite gostaria de saber como faço para conseguir todos os passos para parar de fumar.

    obrigada:

    Responder
  16. Irineide Sallix

    Tenho 50 anos e fumo desde os 11. Minha mãe morreu há 03 anos vitima de DPOC. Sofro de ansiedade constante e faço tratamento para depressão. Ultimamente estou cada vez mais ansiosa tensa e deprimida. Só fumo em casa ( no quintal) em nehum outro lugar pois tenho vergonha. Já tentei deixar várias vezes, a ultima tentativa foi ha 12 anos, consegui ficar sem fumar durante 02 meses, então meu esposo foi assassinado então recomecei e nunca mais consegui parar, após a morte da minha mãe ficou mais difícil ainda. Tomo muito café, aliás, sem café eu não fumo mas fico ansiosa demais. É horrivel e constrangedor as pessoas dizerem que não paro por falta de vergonha na cara.
    Quro parabenizar à Rede Globo e ao Dr. Dráuzio pela iniciativa, quero muito deixar o tabagismo e conto com esse trabalho de vocês para
    ajudada. Que Deus ilumine-os cada vez mais.

    Responder
  17. Irineide Sallix

    Peço por gentileza que publiquem este comentário .
    Sou Funcionária Públia pela Secretaria Estadual de Saúde e resido no município de Caruaru PE. A título de colaboração e em defeza do SUS, quero informar ao Brasil através do Fantástico que o SUS oferece tratamento contra o tabagismo. Em Caruaru PE o tratamento é oferecido pelo CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. O tramento acontece após uma triagem, com assistência médica e Social, e dispensação de medicamentos e adesivos, além de encontros periódicos dos grupo em tratamento com os profissionais envolvidos.
    Mais informações serão obtidas por: cerestcaruaru @ig .com.br ou CERESTCARUARU@ IG .COM.BR. A unidade de Caruaru tem abrangência regional atingindo 31 municípios da IV Regional de Saúde.
    Mui grata pela oportunidade. Por favor publiquem

    Responder
  18. lucineide dos santos

    oi doutor tenho 37 anos fumo des do11anos gostaria muito de para mais não comsigo nunca tentei porque senpre que penso em para fumo cada ves mais

    Responder
    1. lucineide dos santos

      e as vezes nao sei o que faze fumo 2 carteira de cigarro por dia não sou nervosa nem estressada mais preciso de ajuda o que devo fazer o meu maior sonho e deixar de fuma doutor porque guando tenho raiva fumo mais

  19. EVANDO DA MOTA FERNANDES

    Bom senhores de todo o Brasil, venho através desde colocar meu depoimento sobr eo vicio do Cigarro. eu fumei por 14 anos e já tem 16 anos de parei de fumar. Adotei a seguinte meta para parar de fumar, prazo, dia e hor amarcado para parar de fumar e comigo funcionou, pois quando chegou a data, hora marcada eu nunca mais peguei em um cigarro. E no teste do Dr DR4auzio Varello do ultimo fantastico eu tirei 09 pontos de dependencia de nicotina. Pra fim foi dificil mas nao impossivel, por isso digo, vc que quer parar d efumar é possivel! Lembre-se de marcar data , e hor ap iniciar o encerrramento desde vicio maligno. obrigado Brasil!

    EVANDO DA MOTA FERNANDES – PALMITAL DE MINAS

    Responder
  20. Jose Roberto Bacin

    Meu pai,Jose Roberto parou de fumar a 18 anos atras sendo que já tinha fumado durante 18 anos,fumava 1 maço e meio por dia. Ao parar de fumar resolveu POUPAR o dinheiro gasto com o cigarro e abriu uma caderneta de poupança.
    Hoje ele tem dinheiro suficiente pra comprar um carro zero km.
    Espero que o exemplo do meu pai sirva de estímulo para as pessoas pararem de fumar, economizando principalmente a saúde.
    Minha mãe também parou de fumar ao fica gravida de mim e hoje eu agradeço pois tenho muita saúde. Um Abraço Parabéns pela sua campanha !

    Responder
  21. edna

    OLá sou fumante a 18 anos e quero para de fumar, também estou nessa guerra, e vou conseguir com a ajuda de todos vcs, não aguento mais ser fumante já deu, já parei por diversas vezes mas agora é a hora não nasci fumante e nem meus pais eram fumantes então porque morrer fumante, me ajude ja faz dois dias que fumo somente cinco cigarros por dia , pra quem fumava duas carteiras por dia, não é facil mas eu quero parar com isso. e a hora é agora. beijos no coração.

    Responder
  22. Wagner Anarca

    Rede Globo
    Prezados reporteres e Dr Drauzio Varela

    Com referencia ha reportagem do cigarro
    foi cometido um grave erro em rede nacional
    afirmando em deixar o VIcio do cigarro por aquele de comer cenouras, balas, chocolates ou coisas do genero.
    Por gentileza, nao se pode em hipotese nenhuma se curar um vicio com outro,
    pois comer em excesso nao esta correto e nada em excesso sera aconselhado.
    O VIcio ocorre por uma insatisfacao pessoal o qual a pessoa usa p esconder e ate mesmo
    adiar as solucoes…Todos nos temos conflitos o qual devem ser resolvidos por nos mesmos
    pois esta e a unica “razao viver a vida”.
    O VICIO e uma FUGA.
    Conforme pesquisas, o VIcio pode ser controlado.
    Um das grandes Dicas e a de procurar deixar suas maos ocupadas…quando o desejo de
    fumar ou comer ou outro vicio aparece. Pode-se desenhar, tocar um instrumento, escrever ou outra
    atividade em que lhe de prazer e faca com que suas maos se ocupem
    (mesmo palavras cruzadas podem medilcremente ajudar)
    Outro importante problema e que com o advento da Internet
    as pessoas nao tem mais paciencia de esperar,
    tudo tem que ser rapido,
    estamos perdendo a paciencia,
    mesmo anos atraz com o cabo telefonico a internete era paciente
    mas hoje , temos muita pressa….( mas isto e outro assunto, nao e mesmo…ahhahah)
    em resumo:
    – Nao trocar um VICIO por outro pior como comer.
    -procurar ficar ocupado com as maos com qualquer boa atividade.
    -Meditacao sempre sera a uma otima solucao
    -procurar sempre estar ocupado e trabalhando em algum projeto pessoal,
    pois a VIDA serve para ser vivida com paixao e amor,
    pois , quanto maior o esforco e a dor, maior sera o prazer por ter alcancado o seu objetivo,
    “Nada na vida vem facil”…

    Meu nome e Wagner Anarca , desenho, escrevo, sou musico
    acabo de lancar meu terceito livro “Drawings & Reflections”
    estou morando na Florida por uns 20 anos e procuro
    sempre ser feliz e nas epocas dificeis aproveito para crescer e dar maior valor
    a vida e ha todo este esplendor e abencoado mundo iluminado…

    Boa Sorte!

    Responder
  23. Eliseo Jaime Kullock

    Prezado Dr. Drauzio Varella,a questão de parar de fumar e (e o sr. deve muito bem saber disso)muito mais complexa do que se apresenta tão alegremente no Fantastico de domingo,assim como dando uma ultima pancada na cabeça do brasileiro antas dele ir dormir para de manhã começar sua longa semana de trabalho,porem vamos ao que quero lhe dizer:E totalmente falsa e ludribriante a ideia de que se quer que o povo pare de fumar,mentira deslavada.Os interesses monetarios que envolvem esse tema criam um paredão intransponivel a não ser para poucos aos quais de olhar para eles me doi o pescoço.Se (digo SE) fosse verdade,o governo ja a muito tempo teria fechado as fabricas de cigarros no Brasil e do mundo.E por que não fazem isso? Sei tambem que serei ignorado pois pretendo ser e me considerar alguem que pode ver e pensar sob varios aspectos as coisas e que no geral não se gosta de pessoas como essas.Continuarei com meu companheiro inseparavel que descansa no cinzeiro neste momento e juntos rindo dos que gostam de ouvir mentirinhas que o sr.ajuda a levar avante.

    Responder
  24. Jaqueline

    Dr.
    Parabéns pela sua iniciativa. Ouvi uma propaganda em uma radio local da minha cidade oferecendo um remedio chamado FUMO ZERO, dizia que ao tomar este remedio o dependente ficaria com nojo do cigarro.Liguei para me informar, pois o meu marido é fumante e essas pessoas ficaram com o meu numero do telefone, depois disso não paravam de me ligar oferencendo e baixando o preço, a propaganda falava que era R$ 400,00 na promoção 190,00, depois para mim 100 e depois foi para 90,00.O produto é natural, se tomando os farmacos não se consegue deixar de fumar, imagina este.
    Tem pessoas que se aproveitam da falta de informação e ignorancia para aplicar este tipo de golpe, pois eu acho que não passa disto.

    Responder
  25. salete

    Ola comecei a fumar aos 13 mas so fumava as vezes hoje tenho 36 fumo todos os dias a1 ano so por causa do nervoso nao gosto do cigarro se nao fico nervosa nao fumo mas queria parar tenho rins polissistico tenho medo mas nao consigo parar de fumar fico nervosa todos os dias meu marido fuma 30 cigarro por dia meu filho tambem esta fumando me ajude

    Responder
  26. gabriela

    dr. drausio varela, fiquei tão feliz com esta campanha, acho que vcs imaginam qtas pessoas devem estar ajudando com isto, meu namorado tem 28 anos, ele é lindo, mas fuma desde os 13 ou 14 anos, mais ou menos uns 15 anos né, ele fuma muito, é até compulsivo, acho que mais de um maço por dia, fico indiginada com o que o vicio ao cigarro pega algumas pessoas de um jeito, que tinha certeza que ele nunca iria parar, e comecei a brincar qdo vi seu novo quadro na tv, pois vc acredita que ele parou de fumar, e esta dizendo para todo mundo que esta sendo mais facil do que ele pensava, eu nem acredito!!!! estou muito feliz!!! muito obrigada gabriela

    Responder
  27. elizeia de souza ramos

    INFELIZMENTE EU FUMO, ME ARREPENDO AMARGAMENTE POR TER ME ENVOLVIDO NESSA PRAGA QUE É O CIGARRO! ESSA CAMPANHA É OTIMA E PEÇO A DEUS QUE TODOS CONSIGAM PARAR DE FUMAR INCLUSIVE EU.BOA SORTE PARA TODOS.

    Responder
  28. Maria de Fátima Peixe

    Doutor Drauzio Varella eu fumo demais, já deixei de fumar várias vezes, mas sempre voltei, só que agora eu fumo o triplo de cigarros, principalmente quando vou para casa de Norminha (minha irmã), que também fuma muito e quando tomo uma cervejinha dá aquela vontade de fumar, será que nunca vou conseguir!!! peço sua ajuda.

    Responder
  29. Simone

    Dr.Dauzio Varela,com toda admiração que tenho por seu trabalho,assisti ao fantástico no dia ,04 de dezembro,sobre tabagismo e…estranhei quando ouvi um depoimento de um homem falando que fumava escondido da esposa,que achava que ele não fumava mais.Achei infeliz…mal colocado o comentário do senhor quando disse:”TODO FUMANTE E MEIO MAL CARÁTER”.Como ex -fumante parabenizo o senhor por ter tido personalidade e força de vontade,pórem ,como o senhor sabe, não é bem só por aí que a banda toca!É dependência química,psicologica e comportamental.Portanto ao entendimento dos leigos,não caiu bem,como se os fumantes fossem “gente do mal”. Sou fumante,parei a três meses atrás,tomando Bup,mas tive uma catapora violenta e tive que interromper o Bup e não dei conte e voltei a fumar.Vou começar do zero com o tratamento com muita esperança.Espero que o senhor analize bem o ocorrido,pois muitas pessoas estão refletindo e se posicionando a partir das suas palavras.

    Responder
  30. Sérgio Luiz Roque

    Faz 30 dias que parei de fumar, estou muito nervoso e uso pastilas de Nicotina 4,mesmo assim não me sinto seguro e poderei voltar a FUMAR se parar com as pastilas. Perciso de orientação.

    Responder
  31. grazyelly ferreira silva

    Meu pai Depois de 16 anos de fumo e cançado de ouvi reclamaçoes de amigos e familiares. Com a ajuda de Deus e do senhor . Graça a Deus desde o dia 13 de novembro ele parou de fumar . Hoje ele esta dando esse depoimento. É so querer contar com Deus com os amigos que a gente conssegue .Hoje ele mudou a alimentação e faz exercicio fiso e mudou compeltamente sua vida. Nossa familia e amigos estão muito felizes pelo o seu progresso. LINÓPOLIS 23 DE MARÇO DE 2012. MG

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.