Benefícios da Castanha do Pará a Saúde

A castanha do pará ou castanha do brasil assim como é chamada é uma árvore da família botânica Lecythidaceae, nativa emergente da Floresta Amazônica. A castanha do pará possui um alto teor calórico e protéico e contém o elemento selênio que combate os radicais livres sendo recomendada para a prevenção do câncer.

Castanha do Pará Benefícios da Castanha do Pará a Saúde

O interessante é que a castanheira do pará é uma árvore de porte grande, que cresce de 30 a 50 metros de altura e 1m ou 2m de diâmetro no tronco sendo umas das maiores árvores da Amazônia. Essa árvore pode viver mais de 500 anos, e de acordo com especialistas ele chega e viver 1.000 ou 1.600 anos.

Benefícios

São vários os benefícios da castanha do pará dos quais posso citar: previne o câncer de próstata, reduz os níveis de colesterol ruim no sangue, impedi o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, da sensação de saciedade, melhora o sistema imunológico, equilibra a atuação dos hormônios da tireóide e é um poderoso antioxidante.

A castanha do pará pode ser utilizada também para o tratamento do fígado, e a infusão de suas sementes para problemas do estômago, e seu óleo é usado como umidificador da pele. A castanha do pará é utilizada ainda para a fabricação de cosméticos, tintas, lubrificantes para relógios e vários outros usos.