Aprender uma orientação para a “pedagogia de projetos”

Nas palavras de Martins, o método estratégico do livro poderia ser resumido da seguinte forma: “Não dar a resposta pronta, ou a solução aos problemas encontrados pelos alunos, mas orientá-los a investigar, alimentando-lhes o prazer de descobrir, pela pesquisa e pelo esforço, as respostas que querem.”

Em outros termos, a obra é uma orientação para a “pedagogia de projetos”, concebida pelo filósofo e educador americano John Dewey e difundida no Brasil por Miguel Arroyo, nas escolas de Minas Gerais.

Mas a abordagem de Martins vai além da “pedagogia de projetos”, adaptando-a aos métodos da ciência, visando a formação de um futuro universitário

O aprender investigativo é examinado pelo autor desde o papel do professor e a organização do currículo até os fundamentos teóricos.

A construção do conhecimentos em sala de aula, tanto no ensino médio como no fundamental, requer um planejamento, segundo o autor, ou seja, um projeto de trabalho que responda às seguintes questões: O que será pesquisado? Por que pesquisar? Para que pesquisar? Como pesquisar? Que resultados esperar?

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