Aneurisma Cerebral, Sintomas e Tratamento

O aneurisma cerebral é uma doença na qual um segmento do vaso sanguíneo, quase sempre de uma artéria do Polígono de Willis, encontra-se dilatado no encéfalo. A dilatação é causada em geral por uma falha muscular da parede de uma artéria ou muito mais raramente de uma veia do cérebro. O tamanho de um aneurisma cerebral é variável.

Aneurisma Cerebral Aneurisma Cerebral, Sintomas e Tratamento

O aneurisma cerebral é considerado grave, pois ao quando se rompe dentro da cabeça, no interior do crânio, pela estrutura inelástica, produz lesão ao encéfalo e um aumento da pressão intracraniana, o que faz com que as estruturas do cérebro responsáveis pela vitalidade sejam comprimidas, ocasionando a morte por parada respiratória.

Sintomas

O aneurisma não provoca sintoma aparente, ao aumentar, raramente o indivíduo pode ter sintomas como dor de cabeça. A ruptura do aneurisma provoca desmaio e uma dor de cabeça insuportável e vômitos pelo sangramento em torno do cérebro, podendo causar a morte de uma pessoa. A morte pode ocorrer se houver o comprometimento de áreas vitais como as de controle da respiração ou da pressão arterial.

O tratamento deve ser rápido e é cirúrgico, sendo complicada devido às dificuldades no acesso ao local sem lesar mais o cérebro, e como manter íntegra a circulação sanguínea da parte antes irrigada pela artéria. Dependendo do local o aneurisma do cérebro, a cirurgia pode ser mais ou menos arriscada.