Adpômetro Cientifico Digital, Como Usar

Adpômetro Cientifico Digital, Como Usar. O nome pode até parecer estranho, mas tenhno certeza que você já viu ou pelo menosjá ultilizou um desses em uma eventual consulta com seu nutrisionista. O adipômetro é um instrumento utilizado para medir a taxa de gordura corporal.
adip C3 B4metro 20cientifico 20digital Adpômetro Cientifico Digital, Como Usar
Existem atualmente diversos tipos, modelos e variações do adipômetro; desde os aparelhos analógicos até os mais modernos digitais. O adipômetro científico digital mostra as marcações precisas com fácil leitura.

Isso porque o nosso corpo é composto por uma massa magra, que são os ossos, os músculos, o sangue, o cérebro, ou seja, tudo o que não é gordura, que é a chamada de massa gorda. Portanto, o que nos causa males à saúde é a massa gorda, que deve ser eliminada do nosso organismo.

Como usar não é tão dificil. Primeiro identifique as referências anatômicas que irão ajudar na localização da dobra-cutânea (DC), depois localize os pontos a serem medidos e marque-os com um lápis dermográfico ou uma caneta esferográfica. Só após a localização dos mesmos, comece a medi-los. Neste ponto, o plicômetro fará a medição.

Lembre-se que o pinçamento da dobra, pelos dedos do avaliador, deverá ser feito a uma distância de 1,5 a 2 cm do ponto de aplicação do plicômetro. Cada dobra-cutânea tem um sentido específico (longitudinal, transversal ou oblíquo) que deverá ser observado.

  • Por exemplo: a DC do abdome, tanto pode ser medida do lado direito como do lado esquerdo da cicatriz umbilical, assim como pode ser medida de forma longitudinal ou transversal. Isto será definido pelo protocolo que esteja sendo usado, mas definida a posição, não se pode modificá-la.

A pressão dos dedos ao pinçar e destacar a DC não pode causar desconforto ao avaliado. Você precisa segurar o plicômetro com a mão direita e destacar a DC com a mão esquerda. Esta deverá ficar com a palma voltada para o avaliado.

A musculatura da região avaliada deverá ficar relaxada. A medida deverá ser repetida 2 ou 3 vezes, conforme a orientação seguida, não devendo ter uma variação maior do que a prevista.

Até!


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.