A transmissão da educação na Idade Média

Se tem algo que tenho curiosidade é como foi passado o conhecimento na Idade Média. Mesmo no Wikipédia e outros periódicos, sabemos que tudo se dava muito mais por mosteiros do que uma biblioteca.

A transmissão da educação na Idade Média foi feita através de traduções de livros gregos e de outras línguas. Monges repassavam e guardavam o conhecimento em mosteiros.

É claro que filósofos, cientistas e outros conhecedores do saber também buscavam conhecimento, montavam sociedades do saber e escreviam livros (não como os livros de agora).

Segundo este artigo, havia uma correlação grande entre felicidade e educação. No mundo onde não se encontrava livros como agora, o trabalho, contos, histórias populares e o saber dos mais velhos eram repassados para as crianças num circulo de crescimento do conhecimento.

Reis investiam em suditos, financiando pesquisas. Enquanto a igreja defendia e vigiava mais de perto esses pensadores, sendo uma das dominantes no mundo e transmissão da educação, trabalhadores e aprendizes tiravam o máximo de si no busca pelo conhecimento.

Saiba mais no artigo indicado acima.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *