A Auto-Hemoterapia é uma terapêutica isoterápica, que tem por objetivo a extração de sangue venoso de uma pessoa, e sua reinjeição na mesma pessoa, por via intramuscular. Essa técnica consiste na prévia extração do sangue venoso do paciente com o alegado propósito terapêutico, seguida de sua injeção intramuscular na mesma pessoa.
Segundo autoridades sanitárias e a comunidade cientifica-médica esse procedimento pode causar abscessos na pele, dores, edemas, hematomas, infecções e outros problemas mais graves como a coagulação intravascular disseminada, sangramento generalizado que podem levar a morte.
Os defensores da Auto-Hemoterapia baseiam-se em relatos de pessoas que garantem ter atingido a cura graças ao uso da auto-hemoterapia, enquanto que outros profissionais apontam a inexistência de estudos que garantem a usa eficácia e segurança.
Por falta de comprovação de sua eficácia, a ANVISA – Agência de Vigilância Sanitária considera a pratica da auto-hemoterapia uma infração sanitária, e, em consequência, sujeita os envolvidos, ativos ou passivamente às penalidades previstas na lei. Tome muito cuidado com esse tipo de procedimento.