DETRAN-RJ no Rio de Janeiro

Até o início da década de 1960, o Rio de Janeiro tinha em seus registros uma frota de pouco mais de 300 mil veículos, regularizada e organizada pela Delegacia de Trânsito, que se limitava a emplacar os veículos e habilitar motoristas.

O controle da movimentação de veículos nas ruas era feito por guardas e inspetores de trânsito que determinavam a direção do tráfego. A fiscalização e controle se limitavam praticamente ao centro da cidade. O serviço de engenharia de trânsito praticamente inexistia por causa do pequeno fluxo de carros.

Ele se limitava à colocação de uma ou outra placa, assim mesmo a pedido do prefeito, ou de um comerciante, que precisava descarregar a carroça de burro, ou mesmo o caminhão de mercadorias em frente ao seu estabelecimento comercial.

Com o objetivo de reduzir os acidentes no trânsito, os futuros motoristas, além dos exames médico e psicotécnico, e da prova de legislação de trânsito, passaram a ser submetidos a questões sobre direção defensiva, de primeiros socorros (para ensinar como agir em caso de acidentes) e de meio ambiente (para conscientizar sobre a relação entre o trânsito e os temas ambientais).

O site do DETRAN do Rio de Janeiro talvez seja um dos mais pessoais que vejo nos estudos que estamos realizando. Lem de ser bem participativo e se colocar a disposição para que você receba todas as novidades de transito do rio, ele ainda divulga fotos com os funcionários do Mês e ainda te dá recomendações como as que estão abaixo, Tudo pra você não errar e seguir seu caminho bem:

Só use o celular com o veículo parado.

Seja prudente. Reduza a velocidade ao chegar a cruzamentos.

Nunca dirija depois de ingerir bebidas alcoólicas.

Dê preferência aos pedestres.

Sinalize antecipadamente todas as manobras a serem efetuadas.

Mantenha sempre distância de segurança em relação ao veículo da frente.

Obedeça à sinalização. Ela existe para a sua segurança.

Não dirija horas seguidas. Faça paradas periódicas.

Em pistas molhadas a aderência diminui. Pise levemente no freio.

Outra Observação é manter o uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo.  Menores de 10 anos devem ser, obrigatoriamente, transportados nos bancos traseiros, com cinto de segurança.
O processo de suspensão do direito de dirigir ocorre sempre que o motorista infrator atingir, em um ano, vinte ou mais pontos negativos na Carteira Nacional de Habilitação.

 

Avenida Presidente Vargas, 817
Centro, Rio de Janeiro – RJ,
20071-911 (21) 3460-4041

Para mais informações

Até!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *